Do Mais Goiás

Museu Pedro Ludovico será reinaugurado nesta quinta-feira

Casa do fundador de Goiânia retomará suas atividades após passar por reforma. Local abriga importante acervo histórico da capital

Hoje, quinta-feira (5), dia em que Goiânia comemora 76 anos de Batismo Cultural, um dos mais representativos acervos goianienses será reaberto à população. Após passar por reforma, o Museu Pedro Ludovico Teixeira (MPL), localizado no Centro da cidade, retomará suas atividades.

Com entrada gratuita, a cerimônia de reabertura acontecerá às 9h e contará com apresentação de música erudita e com a presença de autoridades, como o superintendente executivo de Cultura, PX Silveira. Na solenidade, será anunciado o novo horário de funcionamento, nova programação e a criação do Conselho Consultivo de Notáveis, formado por membros de áreas além da Cultura, com a finalidade de dar mais visibilidade ao local e reiterar sua importância.

Com mobília, quadros, louças, objetos e arquitetura originais, além de receber a população em geral e estudantes, o MPL também é ponto de visita frequente de historiadores e estudiosos, já que tem disponível grande arquivo sobre a história da fundação da Goiânia e sobre seu fundador, que dá nome ao Museu que, à época, fora sua casa.

Pedro Ludovico Teixeira nasceu em outubro de 1891. Médico por formação, foi casado com Dona Gercina Borges Teixeira, conhecida por seus trabalhos sociais, e fundou Goiânia em 1933 para tornar-se a nova capital do Estado e projetar Goiás a nível nacional. Deputado constituinte e governador por seis vezes, entre mandatos completos e interrompidos, entre as décadas de 1930 e 1950, morreu em agosto de 1979, aos 87 anos.

Veja algumas fotos internas:

O famoso banheiro rosa, suíte do casal Pedro Ludovico e Gercina Borges. (Foto: Agatha Couto)

Louça original usada por Pedro Ludovico Teixeira (Foto: Agatha Couto)

 

SERVIÇO

O que: Reabertura do Museu Pedro Ludovico Teixeira

Quando: Quinta-feira, 5 de julho

Onde: Rua Dona Gercina Borges, nº 133, Centro, Goiânia.

Horário: Às 9h

Valor: Entrada gratuita