Arte

Museu de Arte de Goiânia recebe exposição Roteiros

Obras são dos artistas plásticos goianos Amaury Menezes e G. Fogaça




Os artistas plásticos goianos Amaury Menezes e G. Fogaça apresentam sua exposição Roteiro no Museu de Arte de Goiânia (MAG) a partir desta terça-feira (20). Com 24 obras, a mostra ficará Sala Reinaldo Barbalho e terá abertura às 20h. A sala poderá ser visitada a partir desta quarta-feira (21), até o dia 6 de novembro, com entrada gratuita.

Santiago, capital do Chile, foi a primeira a receber os trabalhos dos artistas, entre maio e junho deste ano. Após Goiânia, Roteiro deve viajar ainda para a Bélgica, Venezuela e diversos outros países. A produção é de Malu da Cunha. 

“Em comum estes dois artistas têm o fato de viverem na mesma cidade e fazerem dela o material de suas telas. E para por aí. Embora a base temática seja a mesma, os resultados são díspares, opostos, desritmados e assimétricos”, diz José Silveira, curador da mostra. “As obras falam por si. Não é preciso de guia algum para percebemos o abismo entre elas. Dispostas em duas metades de uma mesma exposição, estas obras configuram uma encruzilhada em que, ao contrário dos artistas que escolheram seus caminhos, permite ao expectador, quem sabe, a criação de um caminho próprio, que evite os extremos e seja mais cabível a seu espírito. Ou não”.

 

José Amaury de Menezes é formado pela Escola Goiana de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás. Foi professor e primeiro diretor do Departamento de Artes e Arquitetura da Universidade Católica de Goiás (hoje PUC Goiás). Com exposições pelo Brasil e exterior, recebeu o Prêmio Lucien Martial Salon, da Societé Internationale des Beaux Arts. 

O artista G. Fogaça é autodidata é iniciou sua carreira na Cidade de Goiás. Já teve suas obras em diversas cidades do Brasil, além de Chile, Argentina, Alemanha, Espanha, Cuba e Venezuela. É ganhador do Prêmio Funarte 2010, com o projeto Arte Contemporânea no Vale do Araguaia.

O MAG fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h horas; sábados, domingos e feriados, das 1h0 às 16h. Ele fica na Rua 1, Bosque dos Buritis, Setor Oeste. Entidades, escolas e organizações podem agendas visitas pelos telefones (62) 3524­-1196 e 3524­-1189.