Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Museu apresenta mostra virtual em homenagem a Augusto de Campos

A mostra será apresentada no Instagram do Museu Casa das Rosas, a partir do dia 15 (quinta-feira)

Augusto de Campos Casa das Rosas
(Foto: Reprodução/ Liade Paula/ MinC)

Para homenagear o poeta Augusto de Campos, que completou 90 anos no último dia 14 de fevereiro, o museu Casa das Rosas, em São Paulo, realizará uma mostra virtual com poemas animados, que será apresentada em seu Instagram e poderá ser acompanhada de todos os cantos do Brasil.

A mostra acontece a partir do próximo dia 15 (quinta-feira), intitulada “Clip-poemas para Augusto de Campos“. Ao todo, serão 10 poemas animados, realizados por poetas como Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino, que homenageiam o escritor. Serão publicados dois vídeos por semana.

Além de a homenagem ao consagrado poeta, a mostra também tem o objetivo de apresentar os trabalhos de poetas contemporâneos, representando uma oportunidade para que divulguem sua arte.

Um pouco mais sobre Augusto de Campos

Diferente de muitos poetas com carreira já consolidada, Augusto de Campos tem forte presença nas redes sociais. No Instagram, é conhecido como “Poetamenos” (@poetamenos) e se dedica a ter uma relação próxima com os leitores.

Uma importante parte de sua carreira também foi dedicada ao desenvolvimento da poesia “verbivocovisual”, que a explora em diferentes aspectos, trabalhando de forma integrada o som, a visualidade e o sentido da palavra.

Um dos primeiros exemplos deste tipo de trabalho poético é a série de poemas “Poetamenos”, de 1952. Em sua obra, Augusto investiga diversos formatos e suportes, que incluem painéis eletrônicos, holografias e animações digitais, como acontece com os clip-poemas.

Segundo Julio Mendonça, que é coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, e também é um dos poetas da mostra: “Augusto de Campos é um poeta cuja obra sempre refletiu – quando não antecipou – as transformações técnicas na linguagem introduzidas pelos novos meios tecnológicos. Uma das mais importantes antecipações de Augusto foram os Clip-poemas, que ele começou a realizar nos anos 90 e que são vídeos com palavras em animação gráfica digital, muitas vezes associadas a gravações sonoras”.

Assim, nada mais justo que realizar uma mostra que exemplifique o trabalho do poeta, realizada por outros artistas que se inspiraram e decidiram fazer uma homenagem. Julio completa: “Esta mostra reúne alguns clip-poemas ou poemas animados criados por outros poetas em homenagem a Augusto”, conclui.

Serviço

Clip-poemas para Augusto de Campos

Quando: a partir de 15 de abril

Onde: Instagram Casa das Rosas (clique aqui)

Leia também: