FolhaPress

MST arrecada agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua em semana de frio intenso

Ação na capital paulista conta com participação de Rede Rua e Mídia Ninja; veja postos de coleta

MST arrecada agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua em semana de frio intenso
MST arrecada agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua em semana de frio intenso (Foto: Pixabay)

A queda de temperaturas em grande parte do país prevista para esta semana tem mobilizado entidades e organizações a arrecadarem agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.

“Sabemos que com o agravamento da crise econômica cresceu também a população de rua e o número de pessoas que precisam de ajuda. Esse é um momento de solidariedade”, diz comunicado de ação organizada por MST (Movimento Sem Terra), Rede Rua e Mídia Ninja.

Entre os pontos para doação na capital paulista estão o Armazém do Campo SP, em Campos Elíseos, o Alimentar Direitos, na Sé, e a Chapelaria Social, no Brás.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, há 24.344 pessoas em situação de rua na cidade, sendo 11.693 acolhidas na rede socioassistencial e 12.651 em situação de rua.

Qualquer pessoa que encontrar alguém em situação de rua pode solicitar uma abordagem social pela Central 156. O acionamento pode ser anônimo. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número não precisa ser exato), citar características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

A massa de ar fria e de origem polar vai provocar chuvas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão responsável pelas previsões oficiais do clima no país, diz que o frio será sentido com força a partir de quarta-feira (28) e persistirá até o dia 1º de agosto.

O inverno rigoroso será predominante nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Entre quarta (28) e quinta (29), o frio avançará pelo oeste brasileiro atingindo com mais força Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e a porção sul da Amazônia Legal, além de São Paulo.

A ocorrência de geada com intensidade forte também é prevista em praticamente toda a região Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de São Paulo.

Confira os postos de coleta da ação organizada por MST, Rede Rua e Mídia Ninja:

  • Armazém do Campo SP
    Alameda Eduardo Prado N. 499*
    Campos Elíseos (de segunda a sábado das 11h às 17h)
  • Alimentar Direitos
    Quadra dos Bancários, rua Tabatinguera -192
    Das 8hs30 às 13hs30
  • Chapelaria Social
    Rua Campos Sales 88 – Brás
    Segunda, Quarta e Sexta das 9hs às 13hs