Cadastur

MPF recomenda que guias da Casa Dom Inácio de Loyola sejam inseridos no cadastro do Ministério do Turismo

O local é onde o médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, realizava os atendimentos espirituais; guias e pousadas ligados à Casa não estão cadastrados e, portanto, na irregularidade


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 19/08/2019 às 19:07:41

Casa Dom Inácio de Loyola em Abadiânia. (Foto: Reprodução)
Casa Dom Inácio de Loyola em Abadiânia. (Foto: Reprodução)

Na última quinta-feira (15) o Ministério Público Federal (MPF) em Anápolis recomendou que os guias turísticos ligados à Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, sejam inseridos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (Mtur). O local é onde o médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, realizava os atendimentos espirituais.

As pousadas do município também devem ser cadastradas. O prazo dado pelo MPF para o acatamento da recomendação é de 15 dias. O órgão compreende que a casa, fundada em 1976, seja o destino principal das pessoas que vão para Abadiânia. De acordo com Ministério, o local constitui ponto de culto que tem proteção constitucional.

“O MPF entende que o desempenho de atividades turísticas por profissionais habilitados e regularmente cadastrados junto ao Mtur contribuirá para a segurança das pessoas que visitam o município para participar de atividades de natureza religiosa”, informa o órgão federal.

Conforme a Lei 11.771/2008 prestadores de serviços voltados ao turismo devem estar cadastrados no Mtur. Entretanto, guias responsáveis pelo acompanhamento de pessoas à Casa Dom Inácio de Loyola não estão regularizados. O mesmo ocorre com pousadas.

O Mais Goiás tentou contato via telefone com a Casa para que a administração do local possa se posicionar. Contudo, as ligações não foram atendidas. Já o advogado Ronivan Peixoto Júnior confirmou o recebimento da recomendação. Mas disse que até o momento não analisou a providência a ser adotada.

*Com informações do MPF