Mais crimes

MP-GO faz nova denúncia contra João de Deus

O médium sofre uma nova acusação de estupro de vulnerável. Ele e outras três pessoas também são acusadas de falsidade ideológica


Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 22/03/2019 às 20:58:52

João de Deus (Foto: Cesar Itiberê / Fotos Públicas)
João de Deus (Foto: Cesar Itiberê / Fotos Públicas)

O Ministério Público (MP) fez uma nova denúncia contra o médium João de Deus nesta sexta-feira (22). Dessa vez, ele é denunciado pelos crimes de estupro de vulnerável contra duas vítimas e por falsidade ideológica. A ação foi anunciada em entrevista coletiva realizada às 16 horas.

Os promotores da força-tarefa criada pelo MP para apurar as denúncias contra João de Deus, Augusto César Souza e Paulo Penna Prado, confirmaram que uma das duas vítimas é Zahira Lienike Mous. Ela é coreógrafa e deu entrevista ao programa Conversa Com Bial, da Rede Globo, em dezembro de 2018.

A outra vítima não teve a identidade revela, mas a força tarefa confirmou que ela foi abusada várias vezes e que procurava o acusado por causa de um tratamento contra o câncer feito pela mãe.

Falsidade ideológica

Com relação à denúncia de falsidade ideológica, os promotores esclareceram que tratou-se de uma escritura pública feita pelo médium. Ela continha informações falsas sobre as acusações feitas contra ele. Outras três pessoas também estão nessa denúncia. Um deles é amigo pessoal de João de Deus e as outras duas seriam voluntários da Casa Dom Inácio de Loyola.

De acordo com os promotores, os quatro intimidavam as vítimas a registrar declarações inverídicas com o objetivo de inocentar o acusado dos crimes. Essas declarações foram feitas pouco antes das declarações serem divulgadas pela mídia, em dezembro de 2018.

Saúde

Por determinação da do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João de Deus foi encaminhado para o Instituto de Neurologia de Goiânia no final da tarde desta sexta (22). Ele foi preso no dia 16 de dezembro de 2018 sob a acusação de violação sexual mediante fraude e de estupro de vulnerável.