No Hemocentro

Motoristas do Uber fazem campanha pela doação de sangue, em Goiânia

A categoria está convocando os passageiros dos serviços de transporte particular de passageiros via plataforma digital para também irem ao Hemocentro doar sangue




Os motoristas dos serviços de transporte particular de passageiros via plataforma digital, como o Uber, fazem uma campanha pela vida. Nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h30,  esses profissionais estarão na porta do Hemocentro de Goiás para doar sangue.  A ação ocorrerá durante todo o dia.

Juliano Parra, um dos responsáveis pela iniciativa, informou que os motoristas estão sendo convocados por meio do Whatsapp, Instagram, Telegram, Facebook, Zello  e outros aplicativos de mensagem. “Queremos fazer o bem, ajudando o próximo, e convidamos os usuários dos nossos serviços a fazerem o mesmo”, diz Parra, doador de sangue habitual e que teve a ideia ao tomar conhecimento do baixo estoque existente no Hemocentro.

Arione de Paula, diretor administrativo do Hemogo, confirma que o estoque está abaixo do limite aceitável, principalmente sangue de  RH negativo e de plaquetas. “São tipos sanguíneos raros, sempre pedidos em caráter de urgência. As plaquetas necessitam de uma captação mais trabalhosa”, diz Paula. A doação de plaquetas é uma doação diferente, onde se utiliza um equipamento especial e o doador precisa possuir veias boas e de bom calibre em ambos os braços. Infelizmente, nem todos possuem veias tão resistentes e isso faz com que os doadores aptos sejam raros.

O Hemogo abastece 80 unidades de saúde em todo o Estado, incluindo os hospitais públicos. O Hemogo está localizado na Avenida Anhanguera, número 5.195, Setor Coimbra. O atendimento é das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Informações pelos telefones 3201-4580 e 3201-4570.

A manutenção de um estoque ideal de sangue coletado é importante para os atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças que necessitam de transfusão frequentemente.

Podem doar sangue pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, havendo o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve estar em jejum. O doador deve levar um documento oficial com foto. 

Tópicos