Segurança

Motoristas de aplicativo realizam protesto pelas ruas de Goiânia

Eles reivindicam, entre outras coisas, melhores condições para o exercício da profissão

Cidades

Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 21/01/2020 às 12:20:56

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Os motoristas de aplicativo de Goiânia e região realizam, nesta terça-feira (21), um protesto pelas ruas da capital, cujo objetivo é reivindicar melhores condições para o exercício da profissão. O ponto de partida foi a sede da Uber, onde entregaram um oficio contendo as demandas dos trabalhadores. Na sequência, se deslocaram para a empresa 99, com o mesmo propósito.

O Miguel Veloso é motorista dos dois aplicativos, ele conta que, além da segurança, que é um apelo constante dos trabalhadores, eles buscam direitos, como acesso ao embarque e desembarque de passageiros: “Queremos, assim como já existe em outros lugares, o direito de parar em locais onde há circulação de pessoas em massa, como rodoviárias e aeroportos”.

Ele explica ainda, que os motoristas veem a necessidade de tarifas mais justas, bem como a implementação de taxas diferenciadas para quem circula entre 23h e 5h. Além disso, sentem-se injustiçados com o preço dos combustíveis, já que este é um fator que impacta diretamente no lucro de quem trabalha utilizando veículos automotores. “O ICMS sobre os combustíveis é o segundo maior no Brasil, e isso é um absurdo”, pontuou.

Lucas Rafael Dias Rosa, que também opera pelas duas plataformas compartilha da ideia de que a maior luta da categoria é acerca do preço do combustível. Sobre a segurança, ele alegou: “Estamos lutando há mais ou menos um ano e ainda não obtivemos resposta, porém, a Polícia Militar sempre nos apoiou em todas as ocorrências em relação a motoristas de aplicativos”.

Até o momento, a estimativa é que mais ou menos 150 motoristas estejam em carreata pela cidade.