Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Mostra Nacional de Teatro apresenta 52 espetáculos virtuais e gratuitos

A Mostra acontece entre os dias 9 e 24 de abril, apresentando grupos e companhias de todo o país

Mostra Nacional de Teatro NaLona
Monólogo Gandhi - A Ética Inspiradora acontece no dia 9, às 20h (Foto: Divulgação)

Para quem já está com saudades do teatro, vem aí a 6ª Mostra Nacional de Teatro NaLona, que acontece em ambiente virtual entre os dias 9 e 24 de abril. Embora a experiência de acompanhar uma peça pela internet, seja bem diferente de sentir da plateia a emoção dos atores em cena, esta é a forma de manter a aproximação entre o público e os espetáculos.

Neste ano, a mostra acontecerá em dois formatos: live, com transmissões ao vivo, e gravado. De acordo com a City Web e a Casa de Joana, que são os organizadores do evento, a programação conta com 52 espetáculos, apresentados por 31 grupos ou companhias de 27 cidades brasileiras. A expectativa é de que o NaLona recebe um público virtual com aproximadamente 12 mil pessoas.

Com espetáculos para todas as idades, o monólogo “Gandhi – A Ética Inspiradora”, ganha destaque. Com interpretação do ator João Signorelli, a peça mostra toda a força do personagem, que foi – e continua sendo – um símbolo importante de resistência para a humanidade.

De acordo com Juraci Moreira, produtor cultural do NaLona: “A força desse personagem revela o crescente movimento, não apenas no ambiente corporativo, mas da sociedade em geral, pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas“. A apresentação da peça acontece na próxima quinta-feira (9), a partir das 20h.

É válido mencionar que a apresentação já passou por quase todos os estados brasileiros, além de países como Inglaterra, Portugal, Áustria, Moçambique, Alemanha, índia e Suíça. “O espetáculo é atual, não apenas pelo tema, mas principalmente pelo que o país e o mundo passam, com a falta de empatia, solidariedade e comunicação não-violenta“, completa o produtor.

As crianças também ganham espaço durante a Mostra Nacional de Teatro. Serão diversas apresentações destinadas ao público infantil, entre elas, o clássico “A História da Cigarra e a Formiga”, apresentada pela Cia de Teatro São Genésio.

“Mostra Nacional de Teatro NaLona” apresenta workshops e recebe doações

Além de todas as apresentações teatrais, o evento também realizará oficinas e workshops gratuitos pelo YouTube. Entre eles, será possível contar com um curso rápido de iluminação cênica para teatro e dança, que será direcionado para o público maior de 16 anos que tenha interesse na área, mesmo sem ter nenhum tipo de experiência.

Quem quiser participar, basta acessar o canal no YouTube da Mostra. As oficinas acontecem nos dias 12 e 13 (segunda e terça), às 14h.

As apresentações pela internet contarão, ainda, com um chapéu virtual, por meio de um link, para que o público possa colaborar com o cachê e manutenção dos grupos e coletivos teatrais.

Para conferir mais informações, ficar por dentro da programação completa e saber como fazer sua contribuição, acesse o site nalona.com.br.

Leia também: