Do Mais Goiás

Mostra Infâncias Plurais lança nova coletânea de vídeos para público infantil

A mostra acontece até 12/10, com novas coletâneas a cada semana, que podem ser vistas de forma online e gratuita

Mostra Infâncias Plurais
(Foto: Divulgação)

Se você está em busca de um programa diferente para curtir com as crianças, aqui vai uma sugestão. A Mostra Infâncias Plurais – projeto realizado pelo Itaú Cultural – lança nesta terça-feira (14/09), sua quarta coletânea de vídeos experimentais para os pequenos curtirem.

A mostra segue até o dia 12 de outubro, apresentando semanalmente novos vídeos, que podem ser vistos pelo site da instituição de forma gratuita. Ao todo, serão 50 vídeos apresentados, selecionados a partir de projeto homônimo realizado no fim do ano passado.

Mesmo que destinado ao público infantil, a mostra pode ser vista também por toda a família, além de servir como objeto de estudo para artistas e professores do ensino fundamental.

De forma geral, a mostra é ideal para quem aprecia uma linguagem poética, simples e criativa, que foge dos tradicionais clichês das narrativas infantis, colocando as crianças como protagonistas. Vale a pena conferir!

Veja mais sobre a coletânea da semana na Mostra Infâncias Plurais

O primeiro curta é “Árvore Mangueira”, do Maranhão, que por meio da projeção de sombras e desenhos, conta de forma bastante poética sobre a relação de uma criança com a árvore que protege sua casa e que ganha vida na forma de mulher.

Em “Histórias da garupa”, o enredo é um conto de terror ambientado no meio rural e claro, adaptado para o público infantil. “Zaíta, figurinha de flor” segue o mesmo caminho, contando a história de bonecos em um cenário de sucata, somente com trilha sonora.

Com uma história um pouquinho diferente, “Pipa Pai, pipa filho”, conta sobre um pai e filho que tiram o dia para soltar pipa em uma periferia da capital paulista.

Por sua vez, em “O pior filho do mundo”, um garoto coloca os pais de castigo por estarem brigando. Todas estas últimas 4 produções são de São Paulo.

Para fechar a coletânea da Mostra Infâncias Plurais, também será possível ver “Dois Pais”, do Rio de Janeiro, que conta como um garotinho, por meio de um livro, encontra Márcio e Lucas, que se tornam, de fato, seus dois pais.

Do mesmo estado, também está “A lenda de Vitória Régia”, que conta a lenda indígena de Naya, índia que se exibia para a lua para ser por ela levada e transformada em estrela.

Serviço

Mostra Infâncias Plurais lança nova coletânea

Quando: 4/09 (terça-feira)

Onde: site Itaú Cultural 

Acesso: gratuito

Leia também: