Meio Ambiente

Mortandade de peixes no Rio dos Bois assusta moradores de Alto Horizonte – GO

Prefeitura já coletou amostras da água para análise. Resultados saem em 25 dias


Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 31/10/2018 às 19:18:07

(Foto: Reprodução/WhatsApp)
(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Moradores do município de Alto Horizonte-GO denunciaram ao Mais Goiás a morte de vários peixes no Rio dos Bois. Em fotos e vídeos enviados à redação é possível ver uma grande quantidade de animais mortos nas margens do rio. Ainda de acordo com os habitantes os problemas começaram a acontecer no dia 23 de outubro.

O possível crime ambiental é atribuído pelos cidadãos à empresa de mineração Yamana Gold. Um morador afirma em vídeo que até animais de grande porte estariam morrendo por causa da contaminação da água.

A prefeitura de Alto Horizonte comunicou que tomou conhecimento no dia 25 de outubro. Já foram coletadas amostras da água e dos peixes para verificar se houve contaminação. O resultado deve sair em um prazo de 25 dias.

A prefeitura ressaltou ainda que “não coaduna e reprova veementemente toda ação lesiva ao meio ambiente e que, após o resultado da análise, irá tomar as devidas providências cabíveis com a responsabilização de quem houve dado causa”.

A Mineradora Yamana Gold emitiu nota afirmando que não há nenhuma relação entre as atividades de mineração e o evento ocorrido no Rio dos Bois. Informou ainda que também coletou amostras para análise e que recebeu vistorias das Secretarias de Meio Ambiente de Alto Horizonte e Nova Iguaçu.

Por fim, reforçou que “atua em conformidade com os mais altos padrões de sustentabilidade e com todos os controles ambientais exigidos, não havendo qualquer relação entre o evento reportado no Rio dos Bois e as atividades de mineração”.

O município possui cerca de 5 mil habitantes e tem como principal atividade econômica a mineração. A região é rica em ouro e cobre e é explorada pela empresa Yamana Gold desde 2007. Essa atividade conferiu à cidade possui o maior PIB per capita de Goiás e o sétimo maior do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

*Erramos. Essa matéria foi atualizada no dia 01/11/18 às 20h38. Na postagem original, publicamos que o problema ambiental no Rio dos Bois não foi o primeiro, afirmando que, em 2013, um vazamento industrial havia causado grande mortandade de peixes no Rio dos Bois. A informação está correta, mas trata-se de outro rio com o mesmo nome.