Luto na TV

Morre, aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães

A artista estava internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro





//

Morreu na manhã desta terça-feira a atriz Yoná Magalhães. Ela tinha 80 anos e estava internada na CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde 18 de setembro devido a um problema cardiológico. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição.

Nascida em 7 de agosto de 1935, Yoná começou sua carreira artística em 1954, aos 19 anos, quando o pai ficou desempregado e ela decidiu ajudar a família. Na época, fez pequenos papéis para o rádio e o teatro. Já na década de 1960, foi para a televisão, consagrando-se como uma das primeiras “mocinhas” da teledramaturgia nacional.

Uma de suas principais personagens veio também no mesmo período: Rosa, do emblemático filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, lançado em 1964. A atriz, que era um dos ícones de beleza de sua geração e considerada dona de uma personalidade forte, desafiou a crítica ao posar nua para a capa da Playboy aos 51 anos. Com uma trajetória de sucesso, Yoná atuou em cerca de 50 novelas, sendo a última em 2013.