LUTO NA TV

Morre a atriz Chica Xavier, aos 88 anos, no Rio de Janeiro

Francisca Xavier Queiroz de Jesus atuou em mais de 40 papéis nas últimas cinco décadas na televisão brasileira


FolhaPress
FolhaPress
Do FolhaPress | Em: 08/08/2020 às 14:04:56

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A atriz Francisca Xavier Queiroz de Jesus, a Chica Xavier, morreu na madrugada deste sábado (8), aos 88 anos. Ela tinha um câncer e estava internada no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro.

Chica Xavier atuou em mais de 40 papéis nas últimas cinco décadas na televisão brasileira. Um de seus personagens mais marcantes foi o de Magé Bassã, da minissérie “Tenda dos Milagres” (1985), da Globo. Ela atuou ao lado de Sônia Braga em “A Força do Desejo”, em 1999, e sua última participação foi em “Cheias de Charme” (2012), ambas da Globo.

Chica Xavier era casada há 64 anos com o também ator Clementino Kelé, 94, ambos nascidos em Salvador. Ela deixa, a neta Luana Xavier, que apresenta o programa “Viagem a Qualquer Custo”, no Multishow, e o neto Ernesto Xavier, ator e jornalista.

Francisca Xavier Queiroz de Jesus, a atriz Chica Xavier, nasceu em Salvador, na Quinta da Barra, hoje Barra Avenida, em 22 de janeiro de 1932. Começou a trabalhar com apenas 14 anos, na Imprensa Oficial do Estado da Bahia, como aprendiz de encadernadora.

Em 1953, Chica Xavier mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou teatro com Pascoal Carlos Magno. Três anos mais tarde, em 25 de setembro de 1956, Chica estreava no Teatro Municipal, com a peça Orfeu da Conceição, ao lado de Haroldo Costa, Léa Garcia, Cyro Monteiro, Dirce Paiva, Clementino Kelé, entre outros.

Chica Xavier fazia o papel da Dama Negra, que simbolizava a Morte e se apresentava declamando versos de Vinícius de Moraes e dançando ao som de atabaques.

Em 1962, Chica estreou no cinema, no filme “Assalto ao Trem Pagador” (1962), dirigido por Roberto Farias. Trabalhou em diversas produções da Rede Globo, Em 1973 Chica estreou oficialmente na TV, na novela “Os Ossos do Barão”. Em alguns registros consta que ela esteve em 69 na novela “A Cabana do Pai Tomás”.

Desde então, foram mais de 50 personagens só em televisão. Com destaque para Sinhá Moça, Dancin’ Days, Renascer, Pátria Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e a minissérie Tenda dos Milagres, onde Chica Xavier deu vida a mãe-de-santo Magé Bassã.

Atores de ‘Amor de Mãe’ ficam decepcionados com o final da novela