Devoção

“Momento histórico”, diz padre sobre chegada da imagem de Santa em igreja de Goiânia

Imagem está no Brasil desde o dia 1º de maio e chegou no aeroporto Santa Genoveva na manhã desta quarta-feira (9). Católicos fizeram peregrinação até a arquidiocese


Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 09/10/2019 às 10:55:31

“Momento histórico”. É assim que o padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, define a chegada da imagem da Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Luisa Tiemi)
“Momento histórico”. É assim que o padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, define a chegada da imagem da Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Luisa Tiemi)

“Momento histórico”. É assim que o padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, define a chegada da imagem da Nossa Senhora de Fátima na igreja localizada no Setor Vila Canaã. Imagem está no Brasil desde o dia 1º de maio e chegou no aeroporto Santa Genoveva na manhã desta quarta-feira (9). Católicos fizeram peregrinação até a arquidiocese.

Segundo Rodrigo de Castro, a vinda da imagem da Santa a Goiânia e, principalmente, ao Santuário se deu em razão das famílias. “O Santuário está associado às famílias e a Santa, em sua primeira aparição aos pastorinhos, pediu que eles orassem pelas famílias”, disse.

O padre explica que a peregrinação ocorre no Brasil em razão da celebração do centenário d’Ela. “É um momento histórico e muito bonito. Estamos vivendo uma experiência de oração pela família. É um momento em que temos milagres, bênçãos e graças”, afirma.

Esta é a segunda vez que a imagem vem a Goiânia e a primeira que é levada ao Santuário Sagrada Família. Mais de 30 mil fiéis são esperados na igreja. Durante todo o dia serão realizadas cinco missas em homenagem à santa.

A imagem, que possui 1,15 metro de comprimento, fica em Goiânia até às 19h30 e volta para o país de origem, Portugal. O Corpo de Bombeiros é o responsável por conduzir a caixa que protege a santa até o aeroporto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias) em

História

A história de Nossa Senhora de Fátima é uma das mais difundidas mundialmente. No ano de 1917 a Virgem Santíssima, segundo a Igreja Católica, apareceu para três pastorinhos e fez revelações para a humanidade. Dentre elas, o pedido para que os fiéis orassem pelas famílias.

Em 1945, pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia.

A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante de Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina e, no ano seguinte, no mesmo dia da sua coroação, teve início a primeira viagem.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, a 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem única percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro. Depois de mais de meio século de peregrinações, mais de 64 países dos vários continentes,.

Confira programação:

07h40 – Chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Aeroporto Santa Genoveva – Goiânia
08h – Carreata com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, trazida pelo Corpo de Bombeiro até o Santuário Sagrada Família
09h – Celebração com a Imagem Peregrina Nossa Senhora de Fátima – Dom Moacir Arantes
12h – Missa com a Imagem Nossa Senhora de Fátima
15h – Missa com a Imagem Nossa Senhora de Fátima
17h – Missa com a Imagem Nossa Senhora de Fátima
19h30 – Missa de Encerramento com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima – Noite Marca da Vitória

Local: Santuário Sagrada Família