COVID-19

Ministério da Saúde oficializa três casos suspeitos de coronavírus em Goiás; 132 são investigados no Brasil

No Estado, dois pacientes estão internados no HDT e um outro caso está sendo investigado em Formosa

Cidades

Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 27/02/2020 às 19:14:04

Paciente está internada no HDT (Foto: Divulgação)
Paciente está internada no HDT (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde (MS) confirmou, durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (27), que Goiás tem três casos suspeitos de coronavírus. Com isso, 132 casos estão sendo investigados em todo o país. Detalhadamente, são 55 casos em São Paulo, 24 no Rio Grande do Sul, nove no Rio de Janeiro, oito em Santa Catarina, cinco no Paraná, cinco no Distrito Federal, cinco em Minas Gerais e cinco no Ceará.

Também estão sendo investigados quatro no Rio Grande do Norte, três em Pernambuco, três em Goiás, dois em Mato Grosso do Sul, um na Paraíba, um em Alagoas e um na Bahia. Ainda de acordo com o MS, 60 casos foram descartados.

Em Goiás, dois pacientes estão internados no Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Eles são um jovem, de 22 anos, e uma senhora de 51. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os pacientes estiveram na Itália e estão em uma área de isolamento da cidade. Foram coletadas amostras das secreções da garganta e nasais e enviadas ao Laboratório Central (Lacen-GO) para análise. O resultado sairá em até três dias.

Já o outro caso foi registrado em Formosa e trata-se de um lutador, de 35 anos. De acordo com a Secretária de Saúde do município, o homem esteve na Croácia para participar de um competição. Há 14 dias, ele fez uma conexão na Alemanha. Segundo a pasta municipal, o paciente se enquadra na definição de quadro suspeito para o novo coronavírus e apresenta os sintomas – febre alta e dificuldade para respirar – desde o último dia 18 de fevereiro.

Além disso, a pasta alegou que o lutador “encontra-se estável, assintomático e não apresenta nenhuma complicação.” Ainda em nota, a secretaria municipal destaca que já foi pedida a transferência do paciente para o HDT.

Confia nota da SES na íntegra.

NOTA

“Na tarde desta quinta-feira, 27 de fevereiro, o Ministério da Saúde atualizou os dados sobre o novo coronavírus no Brasil e informou que há três casos suspeitos em investigação no Estado de Goiás. Um deles está internado no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT),
Em relação ao caso do município de Formosa, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ainda avalia se a pessoa atende os critérios de definição de caso suspeito para o novo coronavírus estabelecidos pelo Ministério da Saúde.”