ALEMANHA

Merkel pede disciplina aos alemães e diz que pandemia está no início

Uso de máscaras em transportes público será obrigatório em todo o país a partir da próxima segunda-feira


Alexandre Bittencourt
Do Mais Goiás | Em: 23/04/2020 às 17:14:59


A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, voltou a pedir aos alemães resistência e disciplina para vencerem a pandemia do novo coronavírus — que, segundo ela, ainda está no início — e defendeu um orçamento maior da União Europeia (UE) para apoiar a recuperação econômica do bloco. Merkel receia que a população esteja relaxando em seus esforços de distanciamento social depois que os governos regionais e federal concordaram em reabrir algumas lojas nesta semana.

O uso de máscaras no transporte público será obrigatório em todo o país a partir da próxima segunda-feira. A utilização da proteção facial ao fazer compras, no entanto, será necessária em apenas alguns estados.

— É precisamente porque as cifras dão motivo de esperança que me sinto obrigada a dizer que este resultado provisório (de contenção da epidemia) é frágil. Estamos sobre gelo fino, o gelo mais fino que já se viu — disse Merkel ao Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento. — Ainda estamos longe de estarmos fora de perigo. Não estamos vivendo a fase final da pandemia, mas ainda o início.

A chanceler também pediu à UE o estabelecimento de um pacote de ajuda econômica para lidar com a instabilidade gerada pela pandemia pelos próximos dois anos, poucas horas antes de uma reunião crucial dos líderes do bloco. A Europa é o continente mais afetado pela Covid-19.

Oração:Francisco reza por unidade europeia para enfrentar coronavírus

— No espírito da solidariedade, devemos estar preparados, por um período de tempo limitado, para fazer contribuições bastante diferentes, o que quer dizer, muito maiores, ao Orçamento da UE.