Inova Goiás

Membros do Conselho de Inovação serão empossados na tarde desta segunda-feira

O grupo se configura uma instância consultiva, ligada diretamente ao gabinete do governador, que irá avaliar as ações que estão sendo implementadas no Estado no âmbito do Inova Goiás




O governador Marconi Perillo vai empossar na tarde desta-segunda-feira (16/11), durante evento no Palácio das Esmeraldas, os membros do Conselho Superior de Inovação, que acompanhará a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás). O grupo se configura uma instância consultiva, ligada diretamente ao gabinete do governador, que irá avaliar e, se necessário, reorientar as ações que estão sendo implementadas no Estado para estimular e promover a inovação nos setores produtivos e a modernização dos serviços públicos. Para o Inova Goiás, estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão até 2018.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, é um dos integrantes do Conselho de Inovação, instituído na solenidade de lançamento do Inova Goiás, em setembro deste ano. A SED é a coordenadora do processo de execução do Inova, o maior e mais ousado programa de inovação do país, que reúne cerca de 40 ações estratégicas para alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado de Goiás, com foco na inovação. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) é parceira do projeto.

Segundo Eliton, o Conselho terá papel fundamental na condução do Inova Goiás. “Considerando a trajetória de todos os membros do conselho que, direta ou indiretamente, buscam agregar o conhecimento científico, a pesquisa, novas técnicas e a ética a serviço da população brasileira, o governo de Goiás espera que a participação desses conselheiros, como parceiros do Inova Goiás, possa tornar mais valorosos os esforços no sentido de alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado”, declarou.

Após a solenidade de posse, os conselheiros realizarão a primeira reunião ordinária para discutir questões relativas à execução do programa Inova Goiás e definição de diretrizes para o funcionamento do Conselho. Também será uma oportunidade para os conselheiros se aprofundarem no conhecimento do programa.

Além do vice-governador e secretário José Eliton serão empossados: Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do DF e senador da República; e Jorge Gerdau, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo.

E ainda: Milton de Abreu Campanário, economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação; Wolmir Therezio Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Orlando Afonso Valle do Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Cristiano Roriz Câmara, presidente da Organização Jaime Câmara; e Thiago Peixoto, economista, deputado federal licenciado e secretário de Gestão e Planejamento.

Tópicos