Do Mais Goiás

Marie Curie no País da Ciência: biografia ilustrada fala sobre protagonismo da cientista

Dedicada ao público juvenil, a obra será lançada no Brasil e em outros países

Marie Curie no País da Ciência biografia ilustrada
A obra será lançada pela SM Educação (Foto: Reprodução/ Wikkicommons)

Marie Skłodowska-Curie, que mais tarde ficou conhecida como Marie Curie, foi uma física e química polonesa, responsável por conduzir pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Um dos maiores nomes da ciência mundial, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, e a primeira pessoa – e única mulher – a ganhá-lo duas vezes, em áreas científicas diferentes. Para honrar seu legado e contar um pouco sobre sua vida e carreira, está chegando ao mercado a biografia ilustrada “Marie Curie no País da Ciência“, das autoras Irène Cohen-Janca e Claudia Palmarucci.

Publicada pela SM Educação, a obra é voltada para o público juvenil e se dedica a apresentar uma das maiores cientistas de todos os tempos, falando sobre sua história e coragem, além de seu instinto de solidariedade e o amor que tinha pela ciência. Durante a jornada pelas páginas do livro, o leitor conhece as convicções da cientista, que sempre acreditou que o conhecimento é o bem mais precioso que alguém pode ter.

Este foi justamente o sentimento que a impulsionou a lutar por seus objetivos. Na época em que viveu, o ambiente acadêmico e científico era majoritariamente masculino, o que certamente dificultou, mas não intimidou o desejo de fazer a diferença.

Ao longo da biografia ilustrada, a vida familiar e profissional de Marie Curie é narrada com sensibilidade, apuro estético e precisão histórica. A obra também se preocupa em abordar temas atuais e necessários, a exemplo do protagonismo feminino, o preconceito de gênero, a determinação e a resiliência na busca por objetivos, além de falar sobre a solidariedade e a responsabilidade que cada um exerce perante o outro.

As ilustrações de “Marie Curie no País da Ciência” são de Claudia Palmarucci, que se debruçou em um rico trabalho de pesquisa histórico-cultural, que amplia os sentidos do texto verbal e enriquecem a contextualização da época, fazendo com que diversas camadas de leitura sejam criadas, despertando ainda mais o interesse pela obra e, claro, pela cientista.

A biografia é um dos vencedores do prêmio Bologna Ragazzi de 2020, um dos mais importantes do mercado infantojuvenil mundial. A publicação acontecerá em diversos países.

Um pouco mais sobre autora e ilustradora de “Marie Curie no País da Ciência”

Irène Cohen-Janca nasceu em Túnis, capital da Tunísia, em 1954. Passou a infância no país e, mais tarde, mudou-se para a França, onde reside. É formada em Literatura Moderna e trabalha como bibliotecária e escritora. Desde 2000, vem publicando diversos romances e álbuns infantojuvenis, tendo recebido prêmios por sua obra.

Claudia Palmarucci nasceu em Tolentino, Itália, em 1985. Estudou na Academia de Belas Artes de Macerata, onde leciona, e é mestre pela escola de ilustração Ars in Fabula. Com o livro La Rosa (2011), sua estreia como ilustradora, foi selecionada pela Illustr’arte 2011 e, de lá para cá, ilustrou vários outros livros, muitos deles premiados.

Leia também: