Programa Social

Marconi retoma entrega de cartões e pagamento do Novo Renda Cidadã

Pagamento do benefício estava suspenso em função de ação impetrada por partidos de oposição




O governador Marconi Perillo retoma em novembro a entrega dos cartões e o pagamento dos benefícios do programa Novo Renda Cidadã, que foram suspensos por ação movida por partidos de oposição à administração estadual. Marconi anunciou a volta do programa na última edição do Governador Responde, quadro em que responde às perguntas enviadas pelos seguidores do Governo de Goiás nas redes sociais.
 
O Novo Renda Cidadã, remodelado para ampliar a eficiência da rede de atendimento social vai beneficiar 70.374 famílias dos 246 municípios de Goiás – em 228, todas as famílias do Cadastro de Vulnerabilidade Social da Secretaria Cidadã serão contempladas. “Nós demoramos um pouco a voltar o pagamento por conta das eleições. A oposição questionou junto à Justiça Eleitoral a entrega desses cartões, nós resolvemos parar para não deixar qualquer dúvida em relação às nossas intenções e agora passada a eleição municipal, nós já retomamos, e agora eu tenho certeza que agora está bem melhor do que antes”, afirmou Marconi durante o Governador Responde.
 
O governador disse que a reformulação visa atender, com o Novo Renda Cidadã, as famílias goianas que mais precisam do benefício. “Fizemos um recadastramento no Estado inteiro, de acordo com as novas orientações da Secretaria Cidadã, também considerando que muitas famílias recebem outros benefícios”, afirmou o governador. “Nós fizemos uma apuração de quem recebe, de quem não recebe, com objetivo de focarmos deficientes físicos, os idosos, mães que não têm maridos, enfim, famílias pobres, que realmente precisam de um valor nutricional maior, precisam dessa amparo do Governo do Estado, especialmente em um momento de crise como agora”, disse Marconi.
 
Para o novo formato já estão garantidos no orçamento deste ano investimento de R$ 34,7 milhões no programa para atender a 70,3 mil famílias (anteriormente eram 53,2 mil famílias beneficiárias). “O Renda Cidadã foi o primeiro programa brasileiro a transferir renda para as pessoas mais pobres através de um cartão magnético. Nós fizemos um grande ajuste, melhoramos a receita do Fundo de Proteção Social e, graças às economias que fizemos em outras áreas, está sendo possível agora atender as famílias mais necessitadas em todos os municípios de Goiás”, afirmou Marconi durante o anúncio da retomada do programa, em 16 agosto.
 
Na ocasião, o governador Marconi Perillo reafirmou o compromisso em manter os programas sociais do Governo Estadual e continuar investindo em projetos de apoio e incentivo às pessoas de baixa renda. “Enquanto nós estivermos no comando do Governo, vamos trabalhar sempre com a sensibilidade de quem quer ajudar os menos favorecidos. Eu vim de baixo, eu dou valor aos que vêm de baixo e lutam para subir na vida”, declarou.

 

Tópicos