Influentes na rede

Marconi Perillo está entre os mais influentes nas redes sociais

No ranking divulgado pelo jornal Diário da Manhã, Marconi está na segunda colocação, atrás do senador Ronaldo Caiado (DEM).

Brasil



O governador Marconi Perillo (PSDB) está entre os políticos goianos mais influentes nas redes sociais. Ativo na internet e pioneiro no mundo digital, Marconi tem mais de 150 mil amigos no Facebook e também possuir perfis no Instagram e Twitter. No ranking divulgado pelo jornal Diário da Manhã, Marconi está na segunda colocação, atrás do senador Ronaldo Caiado (DEM). No ranking elaborado pela empresa Eureka Comunicação, as redes analisadas são Twitter e Facebook e o monitoramento foi realizado entre 27 de junho e 27 de julho.

O quesito levado em consideração para montagem do ranking é a influência. O critério é resultado da soma de três fatores: interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets), alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações durante o período analisado) e engajamento (regularidade nas postagens dividido pelo número de interações durante o período analisado).

Nos últimos anos, Marconi se consolidou nas redes sociais ao usar seu perfil para divulgar ações do governo de Goiás e também opinar e comentar fatos relevantes em todo o mundo.

O governador costuma afirmar que as redes sociais ajudam a governar e apontam a direção a ser seguida pelo gestor público. Com os hangouts ao vivo, Marconi é um dos únicos governadores do País que conversa diretamente com a população e responde perguntas gerais sobre a administração estadual.

O ranqueamento feito pela empresa Eureka Comunicação leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook dos perfis oficiais analisados. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo. Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1º Maior nota no item Alcance, 2º Maior nota no item Interações e 3º Maior nota no item Engajamento.