Do Mais Goiás

Marconi lança 12º edição do Festival Gastronômico de Nova Veneza

Evento acontece dentro do Circuito Gastronômico do Brasil entre os dias 2 e 5 de junho

Depois de ter lançado, na semana passada, o maior circuito gastronômico do Brasil, o governador Marconi Perillo abriu as portas do Palácio das Esmeraldas, na tarde de hoje (30), para o lançamento, dentro desse circuito, do 12º Festival Gastronômico de Nova Veneza, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho naquela cidade. O evento aconteceu no Jardim das Jabuticabeiras, com apresentações de músicas, danças e da culinária que farão parte do festival.

O Governo de Goiás apoia o festival desde a sua primeira edição. Em discurso, o governador lembrou que mantém, com orgulho, o compromisso de auxiliar a Prefeitura de Nova Veneza e a comunidade na realização do evento. Ele ressaltou que o Festival Gastronômico de Nova Veneza há anos mostra Goiás para o Brasil, e atrai inúmeros turistas.

“É um festival que movimenta a cultura goiana, e a divulga além fronteira. O Brasil inteiro conhece Goiás por conta desse festival. Temos diversos patrimônios no nosso Estado, e muitas vezes o patrimônio imaterial acaba se tornando um dos mais importantes de um estado. É o caso desse festival”, afirmou Marconi.

Marconi lembrou que, além do apoio do governo estadual, o evento recebe, também, auxílio dos deputados estaduais por meio da destinação de emendas parlamentares. Ressaltou que as portas do Palácio das Esmeraldas estão, a cada dia, mais abertas às manifestações culturais goianas. “Este festival deve ser reconhecido em breve pelo Iphan, porque já é um patrimônio grandioso da nossa cultura”, observou.

Coordenador do evento, o vereador Andrey Mesquita agradeceu o governador pelo fortalecimento da gastronomia goiana, e destacou o recém lançado circuito gastronômico. Ele disse que, sem o apoio do Governo de Goiás, não seria possível realizar o festival.