Eleições 2014

Marconi ganha no primeiro turno e Gomide passa Vanderlan, aponta pesquisa Veritá

O instituto Veritá ouviu 2.203 eleitores em Goiás entre os dias 1° e 4 de setembro de 2014




O Instituto Veritá, a um mês das eleições,  divulgou pesquisa para o Governo de Goiás em que o cenário permanece inalterado:  o governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa com 42,3%, seguido pelo ex-governador Iris Rezende (PMDB), que marca  25,2 %.

A mudança de cenário ocorreu entre os terceiro e quarto lugar: enquanto Antônio Gomide (PT) conquista 6,1% do eleitorado, o empresário Vanderlan Cardoso (PSB) registrou 4,9%. É a primeira vez que Vanderlan cai para a quarta colocação.

A pesquisa é um balde de água fria em um boato que circulava nos bastidores políticos de Goiás, de que Vandelan, na verdade, estaria crescendo, principalmente na região metropolitana e Goiânia.

Outro destaque da pesquisa é que Marconi Perillo consolida a hipótese de vencer ainda no primeiro turno – tendências apontadas anteriormente pelo Serpes, Grupom e Fortiori.  
 
Em votos válidos, Marconi tem 53% dos votos. Iris aumenta para 31% e Gomide chega a 7,7%.  Vanderlan é o único que caiu na sondagem, em relação ao levantamento anterior da Veritá. Antes ele marcou 5,9% e agora caiu para 4,9%.

SENADO

Outra variável da pesquisa, em relação à sondagem anterior, é o aumento de Vilmar Rocha (PSD), que cresceu de 15,3% para 17,5%. Assim, o deputado federal chega ao segundo lugar da disputa, ainda bem atrás do também deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), com 29,3%. Marina Sant´Anna (PT) caiu para a terceira colocação, com 11,4%.  

METODOLOGIA

O instituto Veritá ouviu 2.203 eleitores em Goiás entre os dias 1° e 4 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,09 pontos percentuais para mais ou para menos. Os contratantes são TV Record e jornal A Redação. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo 00107/2014.