Inova Goiás

Marconi empossa Conselho Superior de Inovação

O órgão consultivo está ligado ao gabinete do governador e se destina a discutir e acompanhar a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás




O governador Marconi Perrilo empossou na tarde desta segunda-feira (16/11), no Palácio das Esmeraldas, os 11 membros do Conselho Superior de Inovação. O órgão consultivo está ligado ao gabinete do governador e se destina a discutir e acompanhar a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás.

“Hoje estamos dando um passo significativo para o desenvolvimento do estado e não estamos aqui para um ato de marketing ou discursivo; estamos aqui para colocar a mão na massa”, afirmou Marconi, durante a posse dos conselheiros. Após o fim da cerimônia, os empossados realizaram a primeira reunião ordinária para a apresentação do modelo de governança do conselho.

Durante a posse do Conselho Superior do Inova Goiás, o presidente da Agência USP de Inovação, Vanderlei Bagnato, falou em nome dos conselheiros empossados, destacando que Goiás está dando um exemplo ao resto do país. Segundo afirmou, para promover o desenvolvimento é preciso investir na inovação, priorizando a transparência e a responsabilidade social. “Inovar sem o foco social não evolui que jeito que a gente espera”, afirmou. Ele destacou que a Agência USP de Inovação vem recebendo pedidos para estabelecer parcerias com outros estados, a partir do que se observa com a contribuição que a agência vem prestando ao estado de Goiás.

O senador pelo Distrito Federal Cristovam Buarque mostrou-se outro entusiasta do Inova Goiás. Durante a solenidade, ele disse que esse entusiasmo não é só pelos resultados que o programa pode trazer, mas sobretudo no que ele representa na forma de se trabalhar pelo Brasil. “Antes, o progresso se dava com a construção de pontes, de hidrelétricas e tantas outras obras; agora isso ainda é necessário, mas é insuficiente porque o conhecimento é que é o motor do desenvolvimento”, pontuou.

Assinaram o termo de posse os seguintes conselheiros: José Eliton de Figuerêdo Júnior; Thiago Peixoto, secretário de Gestão e Planejamento; Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do DF e senador da República; e Jorge Gerdau, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, representado na solenidade pelo diretor executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal.

Foram empossados também: Milton de Abreu Campanário, economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT), da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação; Wolmir Therezio Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás),representado pelo pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Milca Severino; Orlando Afonso Valle do Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e Cristiano Roriz Câmara, presidente do Grupo Jaime Câmara.

Tópicos