Visita especial

Marconi e Valéria visitam o Jalapão e conhecem artesanato do capim dourado

Marconi e Valeria ficaram impressionados com a beleza do lugar e a simplicidade das pessoas




O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, ciceronearam o governador goiano Marconi Perillo e a primeira-dama, Valéria, em visita à comunidade quilombola de Mumbuca, no município de Mateiros, Parque Nacional do Jalapão, onde originou-se o famoso artesanato do capim dourado, que hoje é uma marca mundialmente conhecida e que projeta essa região.

Eles foram recebidos pelo vereador Veloso Vilênio Ribeiro, líder da comunidade, e dona Antônia, que os levaram a conhecer os moradores, cerca de 200, e o trabalho artesanal que desenvolvem com o capim dourado. Com músicas folclóricas e representativas da autenticidade cabocla, os artesãos mostraram como é feito o artesanato com o capim, liderados por Dona Santinha, a mais significativa representante da famosa e saudosa Dona Miúda, pioneira nesse tipo de artesanato.

Marconi e Valeria ficaram impressionados com a beleza do lugar e a simplicidade das pessoas, e agradeceram os moradores pela calorosa recepção. Marconi observou que os exemplos que brotam da força de pessoas simples e dedicadas, como aquelas da comunidade de Mumbuca, enche de alegria e contentamento os visitantes e mostra que a criatividade e a dedicação são ferramentas importantes para melhorar a vida das pessoas, fortalecendo a resistência pela preservação e o aproveitamento da natureza como meio de vida.

Tópicos