Eleições

Marconi cresce 4 pontos e tem 41%, diante de 26% de Iris Rezende, aponta pesquisa Fortiori

O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todo o Estado, entre os dias 9 a 11 de setembro de 2014




//
//

O governador Marconi Perillo (PSDB) cresceu 4 pontos percentuais e ampliou a vantagem para o segundo colocado na disputa para o governo de Goiás, mostra pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada realizada entre os dias 9 e 11 de setembro em todo o Estado. O governador tem 41% das intenções de votos e está 15 pontos à frente do segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que tem 26%.

Marconi cresceu 4 pontos na comparação com a rodada anterior, realizada em junho, em que o tucano obteve 38% das intenções. Iris ficou estagnado entre um levantamento e outro, mantendo os mesmos 26% verificados na pesquisa anterior. O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, está na terceira posição, com 8%, mesmo índice obtido na pesquisa anterior. O candidato do PT, Antônio Gomide, tem 6%, 1 ponto percentual a menos que o registrado na pesquisa passada, em que aparecia com 7% das intenções de votos.

Os eleitores indecisos somam 11%, 1 ponto percentual a mais que na pesquisa passada, quando eram 10%. Os entrevistados que afirmam que votariam em branco ou nulo totalizam 7%, dois pontos percentuais a menos que na pesquisa de julho, que apontou 9%. Os demais candidatos registraram 1% ou menos de 1% das intenções de voto na pesquisa.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores apontam livremente os nomes de sua preferência para governador, sem auxílio da cartela de candidatos, Marconi tem 30% das intenções de votos, 6 pontos percentuais a mais que o registrado na rodada de julho, quando o tucano obteve 24%.

Iris tem 17% das intenções de votos na espontânea, 5 pontos percentuais a mais que o índice registrado em julho, quando aparecia com 12%. Vanderlan Cardoso aparece com 6%, 2 pontos a mais que na rodada passada. Antônio Gomide cresceu 1 ponto percentual entre as duas rodadas: tinha 3% das intenções em julho e agora soma 4%.

SEGUNDO TURNO

O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera com folga todos os cenários de segundo turno da disputa para o governo de Goiás, mostra a última rodada da pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada, realizada entre os dias 9 e 11 de setembro. Na disputa mais provável, contra o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), Marconi tem 48% das intenções de votos, diante de 37% do peemedebista. Os eleitores indecisos somam 6% e os que afirmam que votariam em branco ou nulo somam 9%.

METODOLOGIA

O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todo o Estado, entre os dias 9 a 11 de setembro de 2014. A pesquisa tem margem de erro de 3,1  pontos porcentuais para mais ou para menos e 95% de confiança. O levantamento está registrado no TRE-GO com o número GO- 00117/2014 e no TSE número BR-00599/2014.