Larissa Feitosa
Do Mais Goiás

Março tem o menor número de incêndios urbanos dos últimos 14 meses em Goiás

De acordo com os Bombeiros, o registro das ocorrências em março deste ano é 58% menor que em 2020

Março tem o menor número de incêndios urbanos dos últimos 14 meses em Goiás (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

O mês de março deste ano registrou o menor número de incêndios urbanos dos últimos 14 meses em Goiás, conforme apontam estatísticas do Corpo de Bombeiros Militares do estado. No mesmo período de 2020, a corporação registrou 263 ocorrências, já em 2021 foram apenas 189.

De maneira geral, o registro das ocorrências em março deste ano é 58% menor. Durante a primeira quinzena do mês tinham sido registrados apenas 99 incidentes, conforme as estatísticas.

Apesar da diminuição dos casos, os militares alertam que os cuidados precisam continuar sendo tomados e que a agilidade é fundamental. Isso porque, as chamas costumam se espalhar de maneira rápida, causando danos graves e muitas vezes irreversíveis.

Bombeiros controlam incêndio em prédio no setor dos Afonsos, em Aparecida

Bombeiros controlam incêndio em prédio no setor dos Afonsos, em Aparecida

No dia 20 de março, um apartamento residencial localizado no Setor dos Afonsos, em Goiânia, ficou completamente destruído em decorrência do fogo que se espalhou rapidamente. O local teve de ser evacuado para que a equipe controlasse as chamas e ninguém se ferisse.

O dono de um bar e restaurante no Residencial Mendanha, na capital, contou com ajuda popular em uma vaquinha online para conseguir arcar com os prejuízos de um incêndio no estabelecimento. “Doeu demais ver tudo destruído. Fizemos um mutirão para ver o que se aproveita para tentar a voltar à ativa o mais rápido possível”, conta o proprietário”, lamentou o dono.

Bar fica destruído por incêndio e proprietário cria vaquinha online para ajuda

Bar fica destruído por incêndio e proprietário cria vaquinha online para ajuda

Incêndios florestais

Diferente dos bons resultados das ocorrências urbanas, os incêndios florestais não apresentaram tantas mudanças. O número atual é semelhante ao mês de janeiro deste ano, que registrou 103 incidentes em vegetações e culturas agrícolas. O percentual que havia sido reduzido em fevereiro, voltou a subir.

Março tem o menor número de incêndios urbanos dos últimos 14 meses em Goiás

Diferente dos bons resultados das ocorrências urbanas, os incêndios florestais não apresentaram tantas mudanças. (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Em comparação ao ano passado, março de 2021 teve 104 ocorrências, contra 125 de 2020, o que representa 45% do total. Segundo os bombeiros, o que teria causado o aumento ainda está sendo avaliado.