Detran

Mais de 78 mil candidatos se inscrevem na CNH Social

Ao todo projeto prevê 8 mil benefícios por ano; nesta primeira etapa apenas 2010 serão contemplados

Cidades

Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 19/12/2019 às 12:37:10

Mais de 78 mil candidatos se inscrevem na CNH Social (Foto: Reprodução)
Mais de 78 mil candidatos se inscrevem na CNH Social (Foto: Reprodução)

Até esta semana 78.111 candidatos entraram com pedido no programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social, do Governo Estadual. Na primeira etapa, que teve início ainda em dezembro, serão 670 documentos destinados a cada modalidade – urbana, rural ou estudantil -, com 10% reservados para as pessoas com deficiência. A expectativa do Detran é que o número de inscritos chegue a 100 mil.

De acordo com a coordenadora do programa, Ednalva Garcia, o grande número de inscrições no CNH Social não deve afetar o prazo para a divulgação dos resultados. Já que a triagem é feita de forma automática, com o dados inseridos pelo candidato sendo cruzados com os disponíveis na Secretaria de Estado da Educação e no Cadastro Único (CAD Único), de acordo com a modalidade requerida. 

Os candidatos que não atingirem os critérios necessários serão automaticamente eliminados. O restante segue para os critérios de desempate, que vão desde a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), renda per capita familiar e Bolsa Família. Se ainda assim houver empate, há ainda data e hora da inscrição.  

O período de inscrições vai até o dia 4 de janeiro e os resultados saem após o dia 4 de fevereiro. Segundo Ednalva, há, no entanto, muitos registros de dados errados. Muitos candidatos esquecem de colocar o NIS ou colocam nota errada do Enem, o que também pode invalidar as inscrições. Por isso, ela pede atenção. O candidato aprovado terá 15 dias para entrar com o processo.

 “Caso sejam classificados, preparamos uma equipe para atendimento que deve auxiliar nos Vapt Vupts. Mas é bom ter muito cuidado no momento de preencher os dados para o que sistema não invalide as inscrições”, orienta. 

Inscrições

Para fazer as inscrições, o interessado deve acessar o site do Detran e cumprir os requisitos. Se selecionado, o cidadão terá isenção de taxas do Detran, como a inclusão de Renach, Licença de Aprendizagem e agendamento de provas teóricas e prática. A isenção de taxas também vale para os exames médicos e psicológicos, curso técnico e prático e retestes, este último com limite de três.