Jessica Santos
Do Mais Goiás

Mais de 400 mil doses contra a Covid não foram aplicadas ou registradas em municípios de Goiás

Segundo a SES, o atraso na atualização pode resultar no recebimento de menos doses nas próximas remessas

Mais de 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19 não foram aplicadas ou registradas pelos municípios goianos. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás) (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Mais de 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19 não foram aplicadas ou registradas pelos municípios goianos. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás) (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Mais de 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19 não foram aplicadas ou registradas pelos municípios goianos. Segundo dados da Secretaria da Saúde (SES), até o momento, o estado recebeu 1.031.389 doses, mas somente 624.715 constam como utilizadas. A Pasta estadual vê com preocupação a falta de atualização nos sistemas, já que indicam suposta existência de vacinas em estoque, o que pode resultar no recebimento de menos imunizantes nas próximas distribuições.

O titular da SES, Ismael Alexandrino, enviou, na manhã desta desta terça-feira (7), um ofício aos secretários municipais de saúde das 246 cidades goianas recomendando a imediata e contínua atualização dos dados de vacinação nos sistemas do Ministério da Saúde. No documento, ele ressalta que 406.665 doses não foram aplicadas ou registradas, o que representa não utilização e/ou não registro de 39,42% do total de imunizantes já distribuídos.

De acordo com a SES, o atraso no preenchimento dos dados tem comprometido a quantificação e divulgação do número real de imunizados.

As secretarias

Em nota, a SMS de Goiânia afirmou que está trabalhando para que a digitalização das doses contra Covid-19 ocorra em tempo real da aplicação. Para atualização dos dados, está desenvolvendo uma força-tarefa que ganhou reforço de acadêmicos dos cursos da área da saúde.

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia informou que os dados são lançados diariamente no sistema. Segundo o texto, na última semana houve atraso no lançamento das informações devido a problemas técnicos na digitalização dos dados, mas nos próximos dois dias todas as informações serão atualizadas no sistema.

Ainda conforme a pasta, até a última segunda-feira (5), foram aplicadas 59.274 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 43.974 referentes à primeira dosagem e 15.300 referentes à segunda. “Até então, o município era o que mais estava em dia no lançamento das informações da Campanha e continuará prezando pela agilidade”, afirmou.

A Prefeitura de Jataí, por sua vez, disse que a cidade está em dia com a atualização. A cidade de Itumbiara informou que a vacinação e a atualização dos dados têm sido feitas normalmente. Até terça-feira (6), o município havia imunizado 14.376 com a primeira dose e 4.202 com a segunda dose.

O Mais Goiás também procurou as secretarias de saúde de Senador Canedo, Rio Verde, Goianira, Anápolis, Aruanã, Pirenópolis, Caldas Novas e Trindade e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.