Do Mais Goiás

Mais 188 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegam a Goiás

A previsão do governo estadual é que, com a nova remessa, alguns municípios possam chegar à vacinação de pessoas de 62 anos

Foto: Jucimar de Sousa
Foto: Jucimar de Sousa

Goiás recebeu na madrugada desta sexta-feira (16) 187.750 doses de vacina contra a Covid-19. A distribuição dos imunizantes para os municípios tem início já nesta manhã. A previsão do governo estadual é de que, com a nova remessa, alguns municípios possam chegar à vacinação de pessoas de 62 anos. Outros locais podem chegar aos 63 anos, como em Goiânia.

Em entrevista coletiva, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que com a confirmação de chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), usado para a fabricação dos imunizantes, no Instituto Butantan (responsável pela CoronaVac) e garantia de que não falte na FioCruz (fabricante da AstraZeneca), o prognóstico é chegar até o final do mês à vacinação da faixa dos 60 anos.

A partir dos 60 anos, o Plano Nacional de Imunização (PNI) inclui pacientes de algumas doenças crônicas, pessoas com deficiência e também pessoas com Síndrome de Down.

Das 114.955 reservadas para a primeira dose, 101.478 são da AstraZeneca, enquanto 13.477 são da CoronaVac. Dos 72.795 da segunda dose são todas do Butantan. As doses serão usadas também para trabalhadores da saúde que não foram vacinados, além de 5% dos profissionais das forças de segurança.