Agência Brasil

Maior leilão da história trará o 5G ao Brasil

Edital do leilão está no Tribunal de Contas da União para análise e deve ser lançado até o fim deste ano

Maior leilão da história trará o 5G ao Brasil
(Foto: Bruno de los Santos/Fotos Públicas)

Muito mais do que uma internet mais rápida, a tecnologia 5G, que deverá chegar ao Brasil até o fim do ano, irá revolucionar toda a sociedade e os meios produtivos. “Não se trata de mais um G e sim de um guarda-chuva que envolve e potencializa outras tecnologias”, afirmou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Moraes.

De acordo com Moraes, a tecnologia 5G será a catalisadora de outras tecnologias como a Internet das Coisas, inteligência artificial, robótica, inteligência mista e aumentada. Tudo graças à sua baixa latência, que é o tempo que os dados demoram para trafegar. “No caso do 5G, esse tempo é menor do que um piscar de olhos”.

O edital do leilão 5G está no Tribunal de Contas da União (TCU) para análise e deve ser lançado até o fim deste ano. “Vamos liberar a outorga do direito de uso da frequência, que são essas vias por onde os sinais trafegam”, diz o presidente da Anatel.

Segundo ele, esse não será um leilão arrecadatório. Isso porque além da implantação do 5G, as empresas terão compromissos de investimentos como a cobertura de internet em estradas brasileiras e em localidades que ainda não contam com internet nenhuma. “Espera-se que, em 20 anos, sejam de mais de R$ 40 bilhões em investimentos”, diz.

Em parceria com operadora, governo leva 5G para agronegócio em Rio Verde

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançou em novembro do ano passado, em Rio Verde, a rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental. A ativação do 5G para o agronegócio foi feita pela operadora Claro a partir de uma licença de demonstração, via Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com validade de um ano.

Após esse período, será realizado um leilão. O projeto também tem parceria da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. Leia na íntegra!