Do Mais Goiás

Maguito toma posse por via eletrônica em cerimônia com 34 dos 35 vereadores presentes

Conforme consta no termo de posse, Maguito enviou da documentação da posse no dia 30 e compareceu remotamente às 14h de hoje

Aconteceu na tarde de hoje, sexta-feira (1), a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores de Goiânia eleitos no pleito de 2020. O evento, realizado no Centro de Eventos da UFG, foi marcado pela ausência do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB), e do vereador Léo José (PTB), ambos afetados pela covid-19. Vilela está internado desde o final de outubro em um hospital de São Paulo e assinou antecipadamente, por via eletrônica, o termo de posse.

Ao todo, 34 parlamentares foram empossados presencialmente e um virtualmente. O vereador Léo José, que informou na manhã de hoje que testou positivo para covid-19, está isolado em casa e, portanto, tomou posse por via remota.

Da mesma forma, o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela, também não pôde comparecer. O emedebista está internado na UTI Hospital Albert Einstein desde o dia 27 de outubro após ser diagnosticado com covid-19. Mesmo curado da doença (fato confirmado pelo hospital em 2 de dezembro do ano passado), Maguito agora luta para se recuperar das sequelas.

Vereador Isaías Ribeiro oficializa posse de Maguito Vilela | Foto: Jucimar de Sousa

Durante a cerimônia de posse, o vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), que presidiu a sessão solene, informou que a declaração de bens e o diploma de Maguito foram apresentados à Câmara antecipadamente e uma petição, dando conta de seu estado de saúde, viabilizou que a posse ocorresse de maneira remota.

Conforme consta no termo de posse, Maguito compareceu remotamente na cerimônia às 14h de hoje. O documento, assinado eletronicamente, informa que Maguito entregou sua declaração de bens e diploma ao presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patri), no dia 30 de dezembro.

Durante sua fala, o vice-prefeito empossado, Rogério Cruz (Republicanos), citou Maguito e afirmou que é um “fiel soldado” dele.

Vice-prefeito Rogério Cruz, durante discurso | Foto: Jucimar de Sousa

Recuperação do prefeito e formação do secretariado

Em entrevista durante a cerimônia, o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, disse estar otimista com a recuperação de Maguito, seu pai, e disse que ele tem apresentado boa evolução no quadro de saúde, com “grau de consciência absoluto e sem sedação”.

Quanto ao secretariado que vai compor a gestão de Maguito, Daniel adiantou ainda que “praticamente todos os nomes” devem ser divulgados amanhã, sábado (2).

Após a cerimônia de posse, os parlamentares se dirigiram para a Câmara Municipal de Goiânia, onde será realizada a eleição da nova Mesa Diretora. A Prefeitura de Goiânia deverá apresentar, na ocasião, o pedido de licença de Maguito, em decorrência de seu estado de saúde.

Daniel Vilela, presidente do MDB estadual | Foto: Ton Paulo