SAÚDE

Maguito pode voltar a falar por meio de válvula, diz Daniel Vilela

Segundo filho do prefeito, essa válvula pode ser retirada para que seja feita a ventilação mecânica quando necessário


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 02/01/2021 às 17:20:30

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Na manhã deste sábado (2), Daniel Vilela (MDB), afirmou que o pai, o prefeito de Goiânia Maguito Vilela (MDB) poderá voltar a falar por meio de uma solução paliativa: uma válvula colocada no local da traqueostomia. Segundo Daniel, essa válvula pode ser retirada para que seja feita a ventilação mecânica quando necessário.

Internado desde o final de outubro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar complicações ocasionadas pela Covid-19, Maguito está entubado e traqueostomizado. A comunicação com o prefeito da capital tem sido feita por gestos, quando está consciente.

Maguito tomou posse após assinar o termo eletronicamente. Mesmo curado da doença (fato confirmado pelo hospital em 2 de dezembro do ano passado), o político agora luta para se recuperar das sequelas.

De acordo com Daniel Vilela, o médico Marcelo Rabahi disse que a última sexta-feira (1º) foi “o melhor dia de Maguito após mais de 60 dias de internação.

“Coincidindo com o primeiro dia da posse dele. Estamos muito otimistas de que essa fase da ventilação mecânica seja superada em breve. O maior desafio agora é a recuperação muscular. Hoje ele tem uma condição pulmonar praticamente recuperada e num processo significativo de fisioterapia muscular” afirma Daniel.

No mais recente boletim médico divulgado, consta que foi iniciada a transição para Maguito deixe de usar o suporte ventilatório que auxilia na sua respiração. O boletim diz também que o seu nível de oxigenação é adequado e que o prefeito responde aos estímulos. Confira o boletim na íntegra.