Entorno do DF

Macaco é encontrado morto em Novo Gama

É o primeiro macaco encontrado morto neste ano na cidade. Animal passará por análise para verificar a causa da morte


Thais Lobo
Do Mais Goiás | Em: 24/01/2018 às 11:28:58

Macaco é encontrado morto em chácara de Novo Gama (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)
Macaco é encontrado morto em chácara de Novo Gama (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)

Na manhã desta terça-feira (23), um macaco foi encontrado morto em uma chácara, em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. O dono da chácara entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para recolher o animal.

Segundo a Secretária da Saúde de Novo Gama, Wisliane Maximiano, duas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Gama foram até o local. “O animal que foi encaminhado para o Centro de Zoonoses de Brasília, onde passará por análises para apurar a causa da morte. O local onde o animal foi encontrado foi isolado,” ressaltou.

Ainda de acodo com Wisliane, na manhã desta quarta-feira (24) uma equipe de vacinação foi até a chácara para verificar os cartões de vacina dos funcionários do local para saber como está a imunização da febre amarela.

Neste ano é o primeiro macaco morto encontrado em Novo Gama. Até o momento, nenhum caso de febre amarela foi diagnosticado. A SMS de Novo Gama reforça que não há motivo de pânico. “Não temos nenhum caso de febre amarela no município e não sabemos ainda a causa da morte do macaco, então há necessidade de pânico. Em breve faremos uma campanha de vacinação na região”, reforçou Wiliane.

A secretária também lembrou que a dose da vacina de febre amarela é única, então aqueles que já foram vacinados estão imunizados.

Histórico

Em 2018, oito macacos já foram encontrados mortos em Goiás, cinco deles só em Goiânia. Os animais foram recolhidos e passaram por análises que ainda não tiveram os resultados divulgados. Neste ano, nenhum caso de febre amarela foi registrado

Já no ano passado, 109 macacos morreram em Goiânia, seis deles com o vírus da febre amarela. Uma pessoa morreu infectada pelo vírus.

Tópicos