Luiz Felipe Pondé é o segundo convidado do Café com Ideias

Filósofo participa da nova temporada do projeto no Centro Cultural Oscar Niemeyer nesta sexta-feira

Provocador e polêmico, Luiz Felipe Pondé é o convidado do segundo encontro da nova temporada do Café de Ideias do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A palestra do filósofo está marcada para esta sexta-feira (1º), às 19h30, com o tema “O impacto da autonomia contemporânea sobre o amor entre homens e mulheres”. A entrada é franca.

O filósofo resume o tema da seguinte forma: “Após as transformações no comportamento das mulheres, devido ao aumento da autonomia financeira e social, tornou-se realidade um ‘desencaixe’ nos modos de viver vínculos afetivos entre homens e mulheres. Algumas das consequências são: narcisismo, redução drástica de natalidade, desconfiança mútua, recusa dos homens em estabelecer vínculos duráveis, ampliação de sites para ‘profissionais do afeto’, hedonismo, insegurança e radicalização do consumo de bens voltados ao mercado single. Não há no horizonte chance de mudança deste cenário porque ele é resultado do avanço da sociedade de mercado capilarizada”.

Pondé

Filósofo, escritor e ensaísta, Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé é comentarista da TV Cultura e escreve semanalmente para a Folha de S.Paulo sobre comportamento, religião e ciência. Tem 58 anos e nasceu em Recife (PE), residindo atualmente em São Paulo (SP). É autor de Amor para Corajosos (2017), Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (2012) e outros livros.

O Café de Ideias do CCON teve sua primeira edição em 2012. Pelo palco do projeto já passaram personalidades das mais variadas áreas da cultura brasileira: Ruy Castro, Christian Dunker, Marcia Tiburi, Claudia Riolfi, Cacá Diegues, Leandro Karnal, Oswaldo Giacoia Jr., Marilena Chaui, Miriam Goldenberg, Lair da Silva Loureiro Filho, entre outros.

Não é preciso fazer inscrição para participar do Café de Ideias. Interessados podem requisitar certificado com carga horária no local. Como o auditório tem capacidade limitada, a coordenação do evento pede que o público chegue com alguma antecedência para garantir vaga e evitar transtornos.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer fica localizado na Avenida Deputado Jamel Cecílio, número 4490, no Setor Fazenda Gameleira.