Cinema

Longa-metragem goiano “Mr. Leather” tem estreia nacional em Goiânia

O filme busca desconstruir preconceitos e estereótipos relacionados a cultura do couro, já foi exibido em festivais na Argentina, na Itália e nos Estados Unidos


Thais Lobo
Do Mais Goiás | Em: 22/05/2019 às 15:32:14

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O documentário goiano “Mr. Leather” tem estreia nacional marcada para o próximo domingo (26), em Goiânia. A exibição faz parte da programação do Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (Digo). A sessão é no Cinema Lumière, do Banana Shopping, às 16h, com entrada gratuita.

A capital foi escolhida para a primeira exibição, entre outros motivos, devido à relação do estado Goiás com o filme, que foi gravado em Catalão e São Paulo. O diretor, Daniel Nolasco, a produtora Dafuq Filmes e boa parte da equipe, são goianos. “Foi também uma decisão tomada com a consciência da importância do cinema goiano, seja dos filmes, dos festivais ou demais eventos daqui. Então, de certa forma, foi também uma decisão política”, explica o diretor.
Ele não deixa de mencionar a realidade socioeconômica do País e a necessidade de fomentar a produção cultural fora do eixo do Sudeste. “Nesse momento em que a situação da cultura se torna crítica em todo o país temos que criar nossas próprias redes de proteção, porque se depender do diálogo com os agentes culturais do eixo Rio-São Paulo, o resto do país e, principalmente o interior, serão os primeiros a morrer de inanição”, ressalta.
Sobre o filme

O longa-metragem tem classificação indicativa de 18 anos e retrata a cena ‘leather’ no Brasil. A narrativa mostra a história do couro, os diferentes adereços. Além da relação dos adeptos com esse estilo de vida e tudo o que ele envolve, inclusive o fetichismo e a relação com o BDSM. Mas não apenas isso. O intuito é desmistificar o estereótipo de que tudo relacionado ao fetichismo se limite unicamente à questão do desejo, propondo uma discussão sobre a estética e a política dentro da comunidade.As gravações foram realizadas em 2018, durante a segunda edição do concurso homônimo, que ocorre em São Paulo. Na competição, é eleito o Mr. Leather Brasil, ou em tradução livre, Sr. Couro. Por isso, o filme acompanha o preparo de Dom Barbudo, o Mr. Leather Brasil eleito em 2017. E dos quatro candidatos a receber a faixa do concurso: Dom PC, Kake, Deh Leather e Maoriguy. Os personagens participam da sessão e do debate, que ocorre apos a exibição.
As primeiras exibições do filme aconteceram em festivais na Argentina, na Itália e em Miami, nos Estados Unidos. Segundo crítica publicada pelo Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), “Mr Leather tenta nos passar o ensinamento de que, afinal de contas, todos somos pessoas e merecemos ser respeitados com nossos desejos, fantasias e gostos sexuais”.
  
Exibição do documentário goiano Mr. Leather
Data: Domingo, 26 de maio
Onde: Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (Digo)
Local: Cinema Lumière do Banana Shopping
Horário: 16h
Entrada Gratuita