MEIO AMBIENTE

Lixão de Iporá pega fogo e moradores reclamam de fumaça

Fumaça alcançou vários bairros da cidade. Em 2016, MP ingressou com pedido para que local parasse com queimadas de resíduos


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 27/05/2020 às 16:50:11

Por manejamento incorreto, lixão de Iporá pega fogo (Foto: divulgação)
Por manejamento incorreto, lixão de Iporá pega fogo (Foto: divulgação)

Iporá ainda vive a triste realidade de um lixão que, na última terça-feira (26), por falta de manejo correto, pegou fogo. A fumaça, com o forte odor, chegou a diversos bairros da cidade e até a fazendas próximas. Ainda não se sabe o que – ou quem – causou o incêndio.

O engenheiro civil João Batista Alves relata o drama vivido pelos moradores da cidade: “A falta de destinação adequada do lixo é um problema recorrente e sério em Iporá. Basta olhar para o lado que não será difícil encontrar lixo espalhado pelas ruas”.

Em 2016, a promotora Margarida Bittencourt da Silva Liones ajuizou pedido cautelar com a intenção de que o município de Iporá fosse proibido de queimar resíduos no lixão a céu aberto. O pedido nasceu de reclamações dos moradores que vivem em bairro próximos ao lixão e que procuraram o Ministério Público, relatando que as queimadas são regulares.

A fumaça permanente no local causa danos diretos à saúde dos moradores – principalmente problemas respiratórios – e prejudicam a atividade agropecuária da região. “O poder municipal precisa tomar uma atitude. Não é novidade para ninguém que o lixão está abandonado a própria sorte. Além disso, o sistema de coleta de lixo do município não tem funcionado. Isso tem que mudar! Os moradores de Iporá necessitam de um gestor que se atente aos cuidados com a cidade’, diz João.

Fumaça pode ser vista por vários bairros e fazendas da cidade (Foto: divulgação)