Literatura

Livro Antologia do piano no Brasil Central será lançado nesta terça

Apresentação da obra terá recital com músicas citadas


Bang ShowBiz
Do Bang ShowBiz | Em: 26/09/2016 às 17:19:07


A Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebe o lançamento do livro ‘Antologia do piano no Brasil Central’, da editora Elysium, nesta terça-feira (27), às 9h15. O evento terá entrada franca e incluirá um recital com as músicas citadas na obra.

A coletânea reúne trabalhos de 12 compositores atuantes em Goiás e no Triângulo Mineiro, que contam a história do instrumento na região durante os séculos 19 e 20. Algumas curiosidades fazem parte do livro, como uma música que ficou desaparecida por 120 anos ou a obra mais antiga para piano – polca Orlinda, composta por Tonico do Padre, em Pirenópolis em 1889, há 127 anos.

Estão presentes canções de artistas como Joaquim Jayme, regente da Orquestra Sinfônica de Goiânia, que compôs uma sonata dodecafônica em 1968, de Brás Pompeu de Pina Filho, o fundador da primeira orquestra municipal, que compôs em 1977 uma pela para sua futura mulher, e de Sérgio Kuhlmann, que fez parte do Centro Cultural Basileu França.

Foram necessários 15 anos de pesquisa para a finalização da antologia. A apresentação de sua primeira edição da parte do IV Encontro Nacional de Piano, que é realizado na EMAC até quinta-feira (29). A faculdade fica na Avenida Esperança, no Campus Samambaia.