Do Mais Goiás

Lista de pacientes com comorbidades em Aparecida supera 15 mil

Levantamento realizado pela SMS aponta que a maioria dos casos é de doença pulmonar obstrutiva crônica

Funcionário público fica bêbado e atrasa entrega de vacinas contra Covid-19 no Mato Grosso (Foto: Claudivino Antunes)

A lista de pacientes com comorbidades que devem receber vacina contra a Covid-19 na próxima etapa da imunização supera 15 mil em Aparecida de Goiânia. O levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que a maioria dos casos é de doença pulmonar obstrutiva crônica, com 7.841 pacientes. É possível que a imunização do novo grupo seja iniciada ainda esta semana.

Ao todo a listagem elaborada pela pasta contempla 15.319 pessoas consideradas com comorbidades. No entanto, a Secretaria ainda não enviou à reportagem dados relativos a pessoas com Síndrome de Down e gestantes e puerpéreas que possuem alguma comorbidade. Além de pacientes que fazem hemodiálise. Essas três categorias foram incluídas por orientação do Ministério da Saúde no final de abril.

O segundo maior grupo é de portadores de diabetes mellitus, com 4.112 pacientes. Logo em seguida hipertensão arterial grave (2.648), doença renal (301), doenças cardiovasculares (152), indivíduos transplantados de órgão sólido (121), obesidade grave (78), câncer (52) e anemia falciforme (12).

Nova etapa

A prefeitura de Aparecida realiza nesta terça-feira (4) o Dia D da vacinação contra a Covid-19 com a intenção de concluir 100% dos idosos acima dos 60 anos além dos profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento. A Secretaria Municipal de Saúde calcula que no máximo na quinta-feira tenha início essa nova etapa.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) estabelece que após o término da vacinação de pessoas com 60 anos os municípios inicem a etapa para pessoas com comorbidades. Dados do governo do estado apontam que em Goiás há 616 mil pessoas que se enquadram nos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.