Do Mais Goiás

Leoa de nove anos morre de Covid em zoológico indiano

No mesmo local, outros oito grandes felinos testaram positivo para o vírus

Leoa de nove anos morre de Covid em zoológico indiano
Leoa de nove anos morre de Covid em zoológico indiano (Foto: Pixabay)

Uma leoa morreu de Covid-19 em um zoológico indiano, onde oito outros grandes felinos também testaram positivo para o vírus. A informação é do The Sun e o anúncio da morte foi feito na última sexta-feira (4).

Segundo o portal, a leoa Neela tinha nove anos e morreu no Zoológico de Vandalur, também conhecido como Parque Zoológico Arignar Anna, perto da cidade de Chennai, no estado indiano de Tamil Nadu. Segundo o estabelecimento, ela era praticamente assintomática, demonstrando apenas uma “secreção nasal” um dia antes de morrer.

Outros felinos já morreram, este ano. No início de 2021, dois filhotes de tigre branco morreram de infecção por Covid-19 em um zoológico do Paquistão, após um surto. De 11 semanas, eles morreram no zoo de Lahore quatro dias após o início do tratamento de panleucopenia felina – o que equipe acredita ser, na ocasião.

Neela, na Índia

Neela morreu no dia 3 de junho, enquanto amostras de 11 leões eram analisadas. Relatos de animais infectados com Covid-19 têm circulado desde o início da pandemia, no ano passado.

De acordo com funcionários do local, os outros leões afetados estão sendo tratados internamente pela equipe veterinária, juntamente com especialistas da Universidade de Veterinária e Ciências Animais de Tamil Nadu. O zoológico também informou que as amostras da leoa morta foram reenviadas, para descartar um relatório falso positivo.

A morte da leoa ocorre quando a Índia está em meio a segunda onda da Covid-19, que teve um pico de 400 mil casos em um dia.