Divirta-se

Lanterna Mágica: Festival Internacional de animação começa nesta terça (19), em Goiânia

Chegando à terceira edição em 2019, evento aporta no Cine Cultura entre os dias 19 e 24 de novembro


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 19/11/2019 às 19:02:42

(Foto: Divulgação/Nathalia Mendes)
(Foto: Divulgação/Nathalia Mendes)

O Lanterna Mágica, Festival Internacional de Animação, chega à terceira edição e ganha uma nova casa em 2019: entre os dias 19 e 24 de novembro quem recebe animações do mundo inteiro é o Cine Cultura. Serão sete mostras entre competitivas e não-competitivas ao longo de seis dias, exibindo curtas e longas-metragens.

Para esta terceira edição, foram 413 inscrições no total, sendo 396 curtas e 17 longas-metragens enviados de 53 países diferentes. A curadoria foi feita por Iuri Moreno e Camila Nunes, diretores do festival. Além das mostras competitivas, o Lanterna Mágica promove também a Mostra Infantil, a Mostra Jovem, que terão sessões voltadas para escolas também, e alguns panoramas de animação: um de longas, um latino-americano e um de produções goianas. Para conferir todos os selecionados e as mostras, acesse o site.

Os jurados da Mostra Competitiva Internacional de Curtas são Cesar Cabral, da Coala Filmes, a diretora e roteirista Renata Claus e a animadora Flávia Godoy. Isabela Veiga, assistente de direção e Thiago Camargo, diretor, roteirista e diretor — ambos da Mandra Filmes — ao lado de Emerson Rodrigues, diretor de animação, professor e desenhista compõem o júri da Mostra Competitiva Nacional de Curtas.

Oficina de storyboard

Augusto Bicalho (mais conhecido como Guto BR) ministrará a oficina Storyboard – pensando com thumbnail dentro da programação do festival. O thumbnail é o primeiro passo e a síntese de tudo que virá a seguir no storyboard e no filme. Com ele é possível visualizar de forma rápida a história e fazê-lo com eficiência garante não só um melhor resultado final, como também um melhor andamento no próprio trabalho do artista de board.

Nesse curso, o aluno ganhará conhecimentos básicos da linguagem cinematográfica e através de exercícios práticos aprenderá a utilizar o thumbnail para pensar o filme. São apenas 15 vagas e as inscrições estão abertas através do site.

O Lanterna Mágica

O Lanterna Mágica fez sua estreia em 2017 com o intuito de promover e difundir o mercado de animação mundial. Os filmes inscritos passaram por uma curadoria oficial e integram as mostras competitivas, não-competitivas e especiais. As premiações serão feitas a partir da escolha dos jurados e do público que acompanha as exibições.

A programação completa, com mostras e horários de exibições dos filmes, está disponível no site: http://lanternamagicafestival.com/. Os ingressos poderão ser adquiridos no momento das sessões no sistema “Quanto vale a mostra?” que funciona da seguinte forma: o público escolhe o valor a pagar a partir de R$ 2.

O festival é uma realização da Caolha Filmes, produtora que atua desde 2016 na criação e produção de animações e conteúdos voltados ao público infantil e infanto-juvenil, como curtas, séries e longas. O Lanterna Mágica tem direção geral de Camila Nunes, Iuri Moreno e Lara Morena. Na edição deste ano, conta com apoio do Sebrae, do CTAv e do Governo de Goiás através da Secretaria da Cultura.

Serviço

3º Festival Internacional de Animação Lanterna Mágica

Data: de 19 a 24 de novembro de 2019
Local: Cine Cultura
Entrada: Quanto vale a mostra? (a partir de R$ 2)