Do Mais Goiás

Lannçada a 3ª edição do festival Aruanã EmCanto

A 3ª edição do festival Aruanã EmCanto, que será realizado de 20 a 23 deste mês, em Aruanã, um dos principais destinos turísticos do Vale do Rio Araguaia, foi lançada na manhã desta terça-feira

Em solenidade no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo lançou, hoje, a 3ª edição do festival Aruanã EmCanto, que será realizado de 20 a 23 deste mês, em Aruanã, um dos principais destinos turísticos do Vale do Rio Araguaia. “Esse é um festival que veio para ficar”, disse o governador, ao destacar que aos poucos Aruanã se transforma “num grande centro de lazer, cultura e entretenimento”.

Marconi ressaltou que, mesmo com os reflexos da crise econômica que atinge o País, o governo do Estado tem procurado apoiar a realização de eventos culturais, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), o Canto da Primavera, o circuito das Cavalhadas, entre outros, por entender que o acesso à cultura é um direito dos cidadãos. Enfatizou a forte presença popular nas apresentações da orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, do Corpo de Baile Basileu França e dos diversos grupos de dança no Estado. “As pessoas têm fome de cultura”, observou.

Aos presentes, o governador também fez referência à atual conjuntura econômica do País. Disse que, apesar das dificuldades, “Goiás vai tocando seu barco, sem muita marola, sem brigar com os outros” e está preparado para ser o primeiro estado do País a sair da crise. No lançamento do festival, Marconi foi presenteado com um cocar pelo cacique Raul, da tribo dos Karajá, comunidade indígena da região do Vale Araguaia. “Esse cocar representa acima de tudo proteção e só é dado com autorização do cacique”, lembrou o prefeito de Aruanã, Paulo Valério.

FESTIVAL

A 3ª edição do Aruanã EmCanto será realizada na orla do Rio Araguaia. Nas edições anteriores foi registrada média de 72 mil pessoas em todos os dias do festival.  Os organizadores do Aruanã EmCanto argumentam que o festival tem como objetivo promover a cidade e a região do Araguaia, além conscientizar os visitantes para a importância do turismo sustentável e a abertura de espaços para surgimento de novos talentos musicais no Estado.

A exemplo das edições anteriores, três artistas nacionais consagrados pelo público fazem os shows de encerramento de cada noite: Capital Inicial, Alceu Valença e Michel Teló já estão confirmados para os shows dos dias 21, 22 e 23 respectivamente. Além deles, cantores goianos consagrados pelo público também sobem ao palco antes do show principal. Este ano, os participantes do festival irão assistir a apresentações de Liga Joe, Maíra e Rezende e Renato. No dia 21, terá ainda discotecagem e percussão.

No dia 20, que será a abertura do Festival, uma noite clássica, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, acompanhada pela cantora Maria Eugênia. O artista gaúcho Renato Borghetti fará uma apresentação especial nesta noite. Nos outros três dias, ao pôr do sol, haverá apresentação do grupo Brasil in Trio.

O evento, no entanto, começa bem antes dos dias dos shows. Já estão abertas as inscrições para a seleção de artistas através do prêmio Minha Arte EmCanto. Trata-se de um concurso em três estilos: MPB, pop rock e sertanejo. Artistas e bandas podem se inscrever até hoje em apenas uma das categorias e com uma única música. Inscrições são gratuitas e serão realizadas somente no site www.aruanaemcanto.com.br, onde também encontra-se o regulamento do concurso.

Uma curadoria composta por três pessoas de grande conhecimento musical, indicada e contratada pela Goiás Turismo, fará a audição de todos os inscritos e selecionará até 20 candidatos de cada estilo. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de abril no site. A partir deste dia, a votação será pública e o artista mais votado de cada categoria será o vencedor e receberá a premiação de R$ 3 mil no palco do Aruanã EmCanto, e fará a abertura dos shows dos artistas regional e nacional de cada noite.  Os vencedores serão conhecidos no dia 14 de abril.

Prestigiaram ainda a solenidade o prefeito Paulo Valério, os secretários Vilmar Rocha (Seduce), Sérgio Cardoso (Articulação Política), o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, o deputado estadual Manoel de Oliveira, o presidente da Agehab, Luiz Stival, entre outras autoridades, artistas e moradores da cidade.