TOPA?

Laboratório procura voluntários de Goiás e DF para teste de vacina da covid-19

Instituto de pesquisas está recebendo inscrições de interessados


Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 22/09/2020 às 18:47:25

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Uma vacina contra Covid-19 será testada em 800 pessoas do Distrito Federal e em municípios do entorno do DF a partir do dia 1º de outubro. A imunização, que já passou por testes nos EUA e na Bélgica, chegará na região pela farmacêutica Johnson & Johnson e tem o nome de Ad26.COV2.S.

O estudo será realizado em três etapas: a vacinação em dose única e dois testes sorológicos para verificar se o paciente criou anticorpos para a doença. Além da região, cerca de 7 mil voluntários devem participar nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A Johnson & Johnson começou a receber inscrições de interessados nesta segunda-feira (21). Para participar, os voluntários devem ser moradores da região e devem ter mais de 18 anos. As inscrições são feitas no site do instituto L2iP Instituto de Pesquisas Clínicas, coordenador da pesquisa.

O diretor do instituto, Eduardo Freire Vasconcellos, afirmou ao Correio Braziliense que os voluntários serão divididos em dois grupos por faixa etária. O primeiro contará com pessoas entre 18 e 59 anos e o segundo com inscritos acima de 60 anos.

Eduardo afirmou também que o estudo é bastante promissor. “É a primeira vez que estamos tentando cessar uma pandemia com esses estudos sendo realizados simultaneamente. Mas, esse tipo de vacina já é testado em humanos desde 2008, em casos de outras patologias. Já foram feitos 35 estudos populacionais grandes dessa vacina, não sendo para covid, e 75 mil pessoas foram vacinadas no continente africano com esse conceito”, concluiu.

Com informações de Correio Braziliense.