Do Mais Goiás

Kéfera será destaque na 9ª edição do Flipiri

O festival começa nesta quarta-feira (20) e segue até domingo (24). A vlogger participará da Flipiri Jovem, voltada para o público adolescente

A 9ª edição da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) terá, neste ano, uma programação variada e bastante abrangente, que alcançará vários públicos e abordará os mais diversos temas. A Flipiri começa na quarta, dia 20 de setembro, e segue ate o domingo, dia 24, na charmosa cidade goiana e terá a vlogger Kéfera Buchmann como destaque. Realizada pela Casa de Autores de Brasília e Prefeitura Municipal, o evento já se consolidou e integra o calendário cultural da cidade de forma definitiva. Além dos escritores convidados, centenas de alunos, professores, artistas, artesãos e membros da comunidade local vão participar das muitas atividades que movimentarão a cidade nesses cinco dias.

Na quarta-feira, dia 20, o dia é reservado para a Flipiri Itinerante, que se caracteriza pela visita dos autores e demais convidados às escolas públicas de Pirenópolis, tanto na zona urbana quanto na rural, e também em seus distritos, daí ser um evento restrito aos organizadores e convidados.

Na quinta-feira, dia 21, a Flipiri começa, efetivamente, na cidade, com uma caminhada da paz e uma mostra cultural, das 14h às 18h30. A caminhada pela paz sairá do Cine Pirineus, no Centro da cidade e percorrerá as ruas de Pirenópolis. À noite, também no Cine Pirineus, acontece a premiação e o lançamento da exposição itinerante dos fotógrafos da 5ª Maratona Fotográfica de Pirenópolis e dos alunos da Escola Estadual Christóvam de Oliveira, participantes da primeira maratona nas escolas.

Já a sexta-feira, 22, é dedicada às oficinas, tanto de manhã como à tarde. Ao todo, serão 17 oficinas com temas variados, a exemplo da aprendizagem, do fazer pedagógico, da escrita, do meio
ambiente, da cultura popular, da leitura, entre outros assuntos. Neste mesmo dia acontece, a partir das 15h, o Pedal Literário, um passeio poético pelo centro histórico de Pirenópolis, saindo do anfiteatro do Largo da Matriz.

À noite, às 20h, acontece a abertura oficial da 9ª Flipiri, no Salão Paroquial da cidade, com a homenagem aos autores Guido Heleno e Roseana Murray e à contadora de causos de Pirenópolis, Marieta Sousa Amaral.

No sábado, 23, acontece o 5º Encontro de Ilustradores com duas mesas de debates, de manhã e à tarde, no Salão Paroquial. Paralelamente, haverá oficinas, dramatizações, sessões de cinema seguidas de discussões, coreografias e outras atividades.

Flipiri Jovem

Ainda no sábado, das 15h às 17h, acontece também a Flipiri Jovem, cujo ponto alto deverá ser da garotada com a vlogueira, escritora, atriz e apresentadora Kéfera Buchmann, no Anfiteatro do Largo da Matriz. À noite, acontece a mesa que debaterá o tema desta edição “Memória e Inclusão”, com os escritores Roseana Murray e William Amorim debatendo sobre _Exclusão, Memória e Inclusão, no Salão Paroquial. Em seguida,show com Sandra Duailibe e serenata pelas ruas do centro histórico.

No domingo, 24, apresentações, palestras e shows musicais encerram a Flipiri. As atividades começam às 10h e prosseguem até as 18h, com os shows da banda Euterpe e Piri Rap – Erotori, a partir das 17h, no Anfiteatro Largo da Matriz.