TRAGÉDIA

Jovem morre de overdose após misturar whey protein com cafeína, na Austrália

O pai da vítima fez um alerta nas redes sociais. Segundo pesquisa, duas colheres de cafeína em pó equivalem a 70 latas de energético


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 08/07/2019 às 17:08:39

 Lachlan Foote morreu após misturar whey protein com muita cafeína em pó (Foto: Reprodução)
Lachlan Foote morreu após misturar whey protein com muita cafeína em pó (Foto: Reprodução)

A polícia de Sydney, Austrália, concluiu na última semana as investigações sobre a morte de um jovem de 21 anos. Segundo os oficiais, Lachlan Foote morreu após misturar whey protein com muita cafeína em pó. A tragédia ocorreu no fim do ano passado, mas a família decidiu esperar o laudo conclusivo para divulgar o caso e alertar a todos que fazem uso das duas substâncias.

Em um post no Facebook, o pai de Lachlan, Nigel Foote, falou sobre o ocorrido. “Finalmente, a investigação concluiu a causa da morte. Ele morreu de intoxicação de cafeína. Quando Lachlan voltou para casa após celebrar o ano novo com amigos, ele fez o shake de whey protein e, inocentemente, adicionou muito pó de cafeína pura — um colher de chá é letal (o equivalente a quase 50 cafés)”, disse Nigel.

“Acreditamos que Lachlan conseguiu a cafeína com um amigo ou colega de trabalho, pois procuramos em seu computador e extratos bancários algum compra e não há menção de nada disso. Estamos preocupados que outra pessoa do seu círculo não saiba dos perigos da substância, por isso, esse post”, explica o pai.

Ainda de acordo com Nigel, Lachlan chegou a mencionar que o whey protein estava com um gosto amargo. “Ele escreveu em uma mensagem aos amigos: ‘Acho que minha proteína está vencida. Fiz um shake anti-ressaca e está com gosto estranho. Meio amargo. De qualquer forma, boa noite. Vejo vocês de manhã’”, contou o pai.

Na manhã seguinte, ele foi encontrado morto. A autópsia original encontrou cafeína no corpo, mas não falava a quantidade. Então, foi feito um outro teste que constatou a quantidade excessiva. “Por favor, avise seus amigos, falem com seus filhos. Olhem a cozinha. A cafeína em pó parece com vários pós brancos e pode matar. Por favor, compartilhe!”, pede Nigel.

Um estudo da Universidade Cornell, do Reino Unido, uma colher de chá de cafeína pura pode ser letal. “Mistura duas colheres em um drink é o mesmo que consumir 70 Red Bulls, o que pode te matar”, explica a universidade em uma pesquisa.

Do Mais Goiás, com informações do Metrópoles*