RESPOSTA

Jornalistas protestam contra presidente Jair Bolsonaro: “Eu não me calo”

Repercussão aconteceu depois que o presidente mandou repórteres calarem a boca durante entrevista na terça-feira (5), em frente ao Palácio da Alvorada


FolhaPress
FolhaPress
Do FolhaPress | Em: 06/05/2020 às 08:32:11

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Jornalistas fizeram protesto virtual contra Jair Bolsonaro, depois que o presidente mandou repórteres calarem a boca enquanto concedia entrevista na terça-feira (5) pela manhã, em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

Nas redes sociais, profissionais como Carla Vilhena, Fábio Pannunzio, Luciana Liviero, entre outros, saíram em defesa da categoria e levantaram a tag #EuNãoMeCalo.

Na GloboNews, veteranos como José Roberto Burnier e Natuza Nery também se solidarizaram com colegas ofendidos pelo presidente.

Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou Bolsonaro e afirmou que as ofensas são uma demonstração de caráter autoritário por parte do presidente.

“Mais uma vez, o presidente mostra sua incapacidade de compreender a atividade jornalística e externa seu caráter autoritário”, diz a ANJ. “Os jornalistas trabalham para levar os fatos de interesse público ao conhecimento da população e têm o direito e o dever de inquirir as autoridades públicas.”

Mais cedo, Jair Bolsonaro negou hoje que tenha pedido a cabeça do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, ao rebater uma reportagem da Folha de S.Paulo, fez ataques à imprensa que o aguardava na saída do Palácio da Alvorada.

Sem responder perguntas, o mandatário elevou o tom, inflamou seus apoiadores contra os jornalistas e chegou a gritar que os profissionais deveriam “calar a boca”.

Cala a boca, não perguntei nada. Cala a boca, cala a boca. Não tenho nada contra o superintendente do Rio e não interfiro na PF.
Jair Bolsonaro

A ira decorre, segundo Bolsonaro, de uma reportagem da Folha publicada ontem. No texto, a coluna “Painel”, da jornalista Camila Mattoso, observa que a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro é um foco de interesse da família Bolsonaro.

Sou jornalista e não me calo. #EuNãoMeCalo @blogdopannunzio@nilmoretto @veramagalhaes @delucca @TMaranhao @rvianna @rei_da_selfie @NatuzaNery @feltrinoficial @SoniaBridi @RitaLisauskas @madeleinelacsko @thiamparo @pedrodoria @pedromeletti @monicabergamo pic.twitter.com/1Zbxfx6Knn

— Carla Vilhena (@carlavilhenaa) May 5, 2020

Jornalista há quase 30 anos, com orgulho!!
Respeito é bom e nós exigimos! #EuNaoMeCalo pic.twitter.com/ZikG5KJahd

— Luciana Liviero (@LuLiviero) May 5, 2020

39 anos de jornalismo, com muito orgulho. @jairbolsonaro, a mim você não cala. #eunaomecalo pic.twitter.com/T5dcHNMv1W

— Fabio Pannunzio (@blogdopannunzio) May 5, 2020

#EuNãoMeCalo https://t.co/tOPZHbnpYr

— insta: AndreHenning75 (@AndreHenning) May 5, 2020