Do Mais Goiás

Jornalista lança podcast abordando temas culturais relacionados a Goiás

Na série "Por Aí", do podcast "Antes do Ponto Final, a jornalista Kalyne Menezes abre espaço para cultura goianiense, abordando vários temas relacionados

antes do ponto final série por aí
Kalyne Menezes, idealizadora do podcast "Antes do Ponto Final" (Foto: Divulgação)

O setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, afastando artistas dos palcos e o público da plateia. Apesar do momento preocupante, deixar a peteca cair nunca foi uma opção. Foi preciso reinventar vários processos para continuar levando cultura aos lares goianos e de todo o país. Pensando em incentivar quem trabalha no setor, divulgando projetos e temas relacionados, nasceu a série “Por Aí…“, do podcast “Antes do Ponto Final“.

A ideia é abordar temas culturais voltados para o Estado de Goiás, mas sem deixar de lado o que acontece por todos os cantos do país. O podcast divulgará e promoverá ações, projetos e eventos relacionados à cultura goianiense, abrindo espaço também para os bastidores da produção cultural.

A série, que é realizada com apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (nº 1.075/2020), leva os ouvintes a refletirem sobre um lado pouco explorado.

Durante os episódios, são abordados diferentes formas e expressões, pensando principalmente sobre a necessidade de novas políticas públicas que desenvolvam ainda mais a cultura local e do país.

Como nasceu o “Antes do Ponto Final”

A ideia de produzir o “Antes do Ponto Final” nasceu há vários anos, por meio de um blog que servia como um espaço pessoal de memórias. Hoje, o projeto conta com várias colaborações, representando motivo de orgulho.

A idealizadora é Kalyne Menezes, jornalista e doutoranda em Comunicação. Desde o início da pandemia, observou que mesmo com as lives, o setor cultural  permanece um tanto desmotivado, já que nada substitui o contato com o público.

Segundo ela: ““o desejo é de que, em breve, possamos frequentar mais livremente e de maneira plena os lugares que respiram cultura, que nos embrulham em arte e que fazem nossa alma rejuvenescer. Lugares que nos inspiram e que tanto amamos. Enquanto isso, a internet tem colaborado com alguns respiros, digamos assim. E esse podcast veio pra ser um desses “lugares virtuais”, conta.

Em “Antes do Ponto Final”, os ouvintes poderão escutar sobre temas relacionados à Economia Criativa, Acessibilidade Cultural, Cultura Digital e Espaços Culturais.

Para a realização do projeto, Kalyne conta com cinco convidados especiais, que toparam embarcar na aventura de construir diálogos e incentivar a reflexão sobre o tema.

A primeira conversa do podcast tem participação de Décio Coutinho, gestor de projetos com ênfase na cultura, criatividade e turismo. No segundo episódio é possível contar com Thiago Santana, ator, diretor e professor de teatro.

Além deles, outros convidados também marcam presença, sempre levando para as conversas toda a bagagem que adquiriram ao longo dos anos, trabalhando com arte e cultura pelo estado e Brasil afora.

Os episódios estão disponíveis nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Anchor, RadioPublic, Pocket Casts, Overcast e Breaker. Para mais detalhes, clique aqui e acesse o site do podcast. 

Se ficou interessado, confira abaixo a programação para os próximos dias:

Canal: Antes do Ponto Final – Série Por aí…

16/03 – O que é Economia Criativa e o que a gente tem a ver com isso?

  • Participação de Décio Coutinho

23/03 – Acessibilidade e Cultura: porque precisamos falar sobre isso?

  • Participação de Thiago Santana

25/03 – Viver a cidade e seus espaços culturais

  • Participação de Marci Dornelas

30/03 –  A Cultura digital em nosso dia a dia

  • Participações de Lara Satler e Rafael Santana

Leia também: