Rayana Caetano
Do Mais Goiás

John Lennon completaria 80 anos; veja curiosidades sobre o músico

Assassinado por um fã em 1980, John Lennon, eterno Beatle, deixou eterno legado na música, que lhe rende homenagens até os dias de hoje

John Lennon - 80 anos
John Lennon - 80 anos

“Imagine there’s no heaven…”. O cantor, compositor, ator e ativista John Lennon completaria 80 anos nesta sexta-feira (9). Morto em dezembro de 1980 pelo fã Mark Chapman, o eterno Beatle é até hoje lembrado por fãs de diferentes gerações, em todo o mundo.

Cercado por curiosidades como os marcantes óculos redondos, ser um péssimo motorista, ter aprendido a tocar guitarra com Paul McCartney e até mesmo sofrer de dislexia, tornou-se inesquecível! O cantor deixou viúva a ativista Yoko Ono. Ele também teve dois filhos, Sean e Julian, com Cynthia Powell, sua primeira companheira.

Controvérsia ou não, dada sua trágica morte, John acreditava que sua melhor composição era All You Need Is Love.

Como de praxe, a 40ª edição do Tributo Anual a John Lennon acontecerá neste ano. Com início às 20h de hoje (9) e fim às 1h da terça-feira (13), o show será virtual devido à pandemia do novo coronavírus.

Participarão da homenagem cantores como Jackson Browne, Joan Osborne e Patti Smith, que relembrarão clássicos do músico e dos Beatles. Para assistir, o fã deve acessar o site oficial do Tributo e se cadastrar.

O fim

Vários fatores contribuíram com o rompimento dos Reis do Iê, Iê, Iê. O crescimento de George Harrison como compositor, a morte do empresário Brian Epstein (1967), a falta de sintonia entre Paul McCartney e John Lenon e, claro, o relacionamento do aniversariante com Yoko Ono, rumor já confirmado por Paul em entrevista ao radialista Howard Stern.

“Houve uma reunião em que John reuniu a banda e disse: ‘Caras, eu estou deixando o grupo”, contou McCartney.

Composta por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, a banda de rock revolucionária nasceu em Liverpool, Reino Unido, em 1960, e acabou em 1970.

Filmes

A carreira de Lennon também alcançou as telonas. Como integrante dos Beatles, estrelou filmes como Magical Mystery Tour, Help! e Como Eu Ganhei a Guerra. Relembrando sua vida e obra, longas continuaram em produção por décadas após sua morte. São os casos de O Garoto de Liverpool, John Lennon – O Mito, Capítulo 27 – O Assassinato de John Lennon, Imagine: John Lennon, Os EUA x John Lennon, Simplesmente Lennon e Yesterday, que se passa em uma realidade onde John, sem ter feito sucesso, estaria vivo e levando uma vida tranquila.

Homenagens

Claro que homenagens não faltariam nesta data. Entre elas, os ex-colegas Paul McCartney e Ringo Star publicaram textos e fotografias no Instagram, rendendo centenas de comentários de fãs.

Paul disse amar a foto publicada. “Ela me lembra do vínculo entre nós. Feliz 80º John. Com amor“, escreveu. Já Ringo postou o retrato de várias lembranças do amigo, desejando “paz e amor” a Yoko Ono e aos filhos de Lennon, Julian e Sean.