Murillo Soares
Do Mais Goiás

Joelma: “Foi em Goiânia que me levantei e me resgatei”

Cantora escolheu a capital de Goiás para gravar um DVD que comemora 25 anos de carreira e resgata a criança interior da artista

Cantora Joelma grava DVD em Goiânia para comemorar 25 anos de carreira
Cantora Joelma em Goiânia

Na terça-feira (12), a cantora Joelma gravará um DVD em Goiânia para comemorar 25 anos de carreira. O trabalho, segundo contou à imprensa nesta segunda (11), será um marco e começará a mostrar a cultura paraense ao restante do Brasil. “O que me move na minha carreira é a minha cultura. Sou completamente apaixonada pela cultura do meu estado, que é muito rica e que eu ainda não mostrei totalmente para o público”, disse.

Para Joelma, o país se encantaria assim que conhecesse um pouco mais das raízes da cantora. “Quando a gente começou a mostrar [a cultura], não teve erro. Todo mundo se apaixonou pelo figurino, pela dança, pela música,… Não só no Brasil, mas fora dele também”, afirmou. Algo que Joelma tem feito com o mais recente lançamento, o EP Minhas Origens. Todas as quatro faixas têm um apelo da música nortista e todos os clipes foram gravados no Pará, exaltando a cultura de lá.

O novo DVD, contou a artista, além de um resgate à cultura é um tipo de resgate à criança interior da cantora e, consequentemente, à felicidade. “A gente cresce e se esquece de que a felicidade não está em dinheiro ou bens materiais. Quando você conquista tudo, a felicidade dura três dias. Sete, no máximo. Mas se você não deixar a sua criança interior morrer, será feliz para o resto da vida”, explicou. “Hoje, posso dizer, sou feliz de novo”.

Segundo contou, Goiânia teve um papel primordial na volta da “pequena Joelma”, por isso decidiu fazer o registro ao vivo aqui. A artista pontuou que sempre foi apaixonada pela capital, porque aqui as pessoas “gostam de plantar, ter contato com a natureza” e “têm os pés no chão”. “Quando o mundo caiu na minha cabeça, foi aqui que eu disse: ‘aquela criança está precisando disso’. Foi aqui que comecei a me levantar, a me resgatar”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Joelma 🎤 (@joelmaareal) em

Setlist

Com 25 anos de carreira, Joelma – tanto em carreira solo, como na Banda Calypso – acumula 14 discos de estúdio, 11 ao vivo, nove EPs e quatro singles promocionais. É muita música para uma setlist. Selecionar as melhores, contou a artista, foi o trabalho mais difícil. “Um gosta de uma [canção], outro gosta de outra, eu gosto de outras. Então, entramos em um consenso”, explicou. “Todos os grandes sucessos – aqueles que quem é que quem não é fã sabe cantar – estarão no DVD”.

A cantora revelou que também há algumas escolhas pessoais; aquelas faixas que são seus “xodós”. “Tem umas músicas que, quando eu canto, é eu e Deus”, disse, sem revelar quais são.

Joelma pontuou que as músicas resgatam sua carreira da Banda Calypso para frente. Nada do Fazendo Arte, primeiro grupo da cantora, estará lá. “É um período muito importante da minha carreira, mas não deu para encaixar”, salientou.

Participações especiais

Oficialmente, três artistas foram confirmados no DVD de Joelma: a sertaneja Lauana Prado, o forrozeiro Xand Avião e a pastora Ludmila Ferber. Misteriosa, a loira afirma que mais convidados poderão subir no palco da Atlanta Music Hall nesta terça.

“Ludmila é uma amiga muito próxima. A gente tem uma relação que vai além do pessoal; é espiritual”, disse. “Quando a gente se encontra, é incrível. É uma alegria que a gente não consegue conter. Viramos duas crianças. Gritamos, pulamos, cantamos,… (risos)”.

A relação com Lauana Prado é mais respeitosa. Segundo contou, as duas se encontraram em um aeroporto e, brevemente, a sertaneja contou da admiração que tem por Joelma. “Ela me disse que faço parte da vida dela, que fiz parte da formação dela enquanto cantora. Fiquei muito emocionada de ver essa nova geração se inspirando em um trabalho que comecei há muitos anos”, completou.

Sobre Xand, Joelma diz que queria alguém para representar o Nordeste. E o forrozeiro foi a escolha ideal, dada à relação de amizade que têm. “Acho que está completo. Muita gente fala que não, mas na hora vocês vão ver que era assim que tinha que ser”, afirmou.

Os fãs de Joelma

Este repórter fala com toda a propriedade: Joelma tem os fãs mais apaixonados do Brasil. Horas antes de a cantora chegar no local da coletiva de imprensa, admiradores já davam a volta no quarteirão, cantando os sucessos da loira em voz alta. A aglomeração seguiu tarde adentro.

“Isso não é normal”, disse Joelma quando questionada sobre as multidões que arrasta por onde passa. “Não é mérito meu e eu não tenho esse poder. Mas eu bebo desta fonte, que é inesgotável”, salientou, dando a entender que este é um dom divino. E ela gosta do contato com o público.

Quando perguntada sobre um lançamento físico do DVD – algo totalmente em desuso no mercado fonográfico – ela foi brincou: “Você lança no digital, mas vai autografar onde, gente? Na testa? Não dá. Eu adoro esse momento de tarde de autógrafos, esse contato com fãs. Para pegar, abraçar, cheirar, dar bronca,… (risos)”.

Serviço

DVD Joelma 25 anos

Quando: Terça-feira (12/11), às 21h
Onde: Atlanta Music Hall (BR-153, s/n – Nossa Sra. de Lourdes, Goiânia – GO)
Ingressos: R$ 80 (pista); R$ 140 (front-stage com open bar) – disponíveis no Bilheteria Digital