Cidades

João de Deus está foragido, diz Ministério Público de Goiás

Médium agora poderá ser preso por qualquer autoridade policial brasileira ou estrangeira, com auxílio da Interpol, caso saia do país


Thais Lobo

Do Mais Goiás | Em: 15/12/2018 às 15:32:22


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, é considerado oficialmente foragido. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Goiás.⠀

Em nota, o MP-GO informou que as diligências de localização em os endereços do médium resultaram em negativas e o comparecimento espontâneo não ocorreu nas 24 horas seguintes à ordem de prisão. “Assim, poderá ser preso por qualquer autoridade policial brasileira ou estrangeira, com auxílio da Interpol, caso saia do país”, diz o texto.

O MP também disponibilizou o mandado de prisão emitido pela Justiça a pedido do Ministério Público de Goiás, em desfavor do médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus. O documento teve seu sigilo derrubado e está disponível para conferência no site do Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça.

Entenda o caso

João de Deus é alvo de uma série de acusações de abuso sexual. O caso veio à tona com a revelação, entre sexta-feira (7) e sábado (8), de relatos de mulheres que acusam o médium de se aproveitar da autoridade de líder espiritual para abusar sexualmente delas. As histórias foram contadas na noite de sexta no programa “Conversa com Bial” e, no sábado, no jornal O GLOBO .

Uma força-tarefa do Ministério Público e da Polícia Civil foi montada para investigar as denúncias de abuso sexual que teriam sido cometidas pelo médium. Até o momento, já são mais de 330 relatos de vítimas em vários Estados do País.

A prisão do médium foi decretada pela Justiça na manhã desta sexta-feira (14). Mais de 20 endereços ligados a João de Deus já foram alvo de buscas da Polícia Civil em Abadiânia e em outras localidades no interior do estado.