Israel e Rodolffo abrem os Jogos Universitários Brasileiros em Goiânia

Estado terá a maior delegação já participante de um JUBs


Altemar Santos
Do Mais Goiás | Em: 18/10/2017 às 21:36:34

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

 

A dupla sertaneja Israel e Rodolfo fará a abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) nesta quinta-feira (19), às 19h. O show será realizado no Centro de Excelência Rio Vermelho. O ingresso da abertura deve ser trocado por um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições filantrópicas cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Os municípios de Goiânia e Trindade vão sediar entre esta quarta-feira (18) a 29 de outubro os JUBs. Para receber os cinco mil atletas e paraatletas de 26 estados e do Distrito Federal, que disputarão medalhas em 19 modalidades esportivas individuais e coletivas (masculino e feminino), aproximadamente mil pessoas trabalham na organização direta e indireta do evento, entre arbitragem, organização, boleiros, limpeza, jornalistas entre outros.  Nesta edição, a novidade será a competição de LOL (League of Legends) – que é um jogo online de RPG- e taekwondo.

Está é a terceira vez que Goiás sedia os Jogos, que é maior evento esportivo da América Latina a nível universitário, reunindo representantes das instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o país. A primeira foi em 1984, depois em 2013 e agora, em 2017.

Também para esta edição, Goiás terá a maior delegação já participante de um JUBs, com 191 atletas. Os atletas goianos vão disputar em 19 modalidades esportivas. Para manter a concentração durante os onze dias de jogos, todos ficarão hospedados em um hotel na capital.

“Tanto os participantes goianos e de outros estados terão à disposição transporte e alimentação para os locais de jogos”, explica o presidente da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Lusimar Santos.

Infraestrutura

Goiás se destaca no cenário nacional por apresentar uma boa estrutura esportiva.  Para as competições do JUBs, 19 locais – entre ginásios, pistas, quadras- serão disponibilizados pelo estado, entre eles, o Ginásio Rio Vermelho, o Centro de Excelência, Goiânia Arena e outros.

Os Jogos Universitários Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME) com o apoio do Governo de Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), Secretária de Segurança Pública de Goiás (SSP- GO), além da Prefeitura de Goiânia  – por meio da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e Guarda Civil Metropolitana – e Prefeitura de Trindade.